Projeto Saladão Fortalece Agricultura Familiar

Lançado em agosto pela Prefeitura Municipal, através da SEDESC – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, o Projeto Saladão iniciou efetivamente suas ações dia 17 de outubro, com a comercialização de hortifruti na Rua Alexandre Farha, ao lado da Igreja Perpétuo Socorro, bairro Amambaí.

São utilizados dois veículos para viabilizar esse trabalho: o caminhão refrigerado que irá transportar os produtos das propriedades rurais para a cidade, e o Ônibus Saladão, que foi adaptado para ser um mercado itinerante.IMG_9561-Copy-768x432 (1) Dentro do ônibus os produtos serão expostos em caixas colocadas nas gôndolas adaptadas para tal fim, permitindo fácil acesso do consumidor aos hortifruti oferecidos.

O Projeto Saladão deverá propiciar fomento à horticultura e fortalecimento da agricultura familiar de Campo Grande. O projeto visa também levar qualidade de vida e saúde às pessoas através de alimentos saudáveis, com produtos frescos que serão comercializados em pontos pré-determinados. Os produtos irão direto da produção para a mesa do consumidor.

Inicialmente as ações irão beneficiar três comunidades da agricultura familiar, mas a expectativa é que outras comunidades farão parte do projeto, desde que demonstrem interesse.

“Esse é um grande e moderno projeto que se inicia. Retardamos um pouco o início da comercialização em razão de chuvas intensas que caíram na cidade por ocasião da data inicialmente prevista para lançamento. Conversamos com os produtores e demais parceiros nessa realização e temos certeza que o projeto vai favorecer os consumidores e os produtores da agricultura familiar que são o esteio da alimentação saudável que chega a nossa mesa todo dia”, disse o secretário da Sedesc Abrahão Malulei Neto.

CALENDÁRIO

IMG_9982-Copy-768x432Três comunidades rurais se cadastraram para fornecer produtos para o Projeto: Associação da Comunidade Sucuri, Associação dos Produtores do Núcleo Agroecológico Oeste e Comunidade de Produtores Rurais de Rochedinho/Escola “Barão do Rio Branco”.

O calendário de comercialização preparado pela SEDESC em colaboração com os representantes das comunidades rurais ficou dessa forma: quarta-feira o ônibus Saladão permanecerá estacionado das 06h00 às 18h00 ao lado da Igreja Perpétuo Socorro. Quinta-feira a comercialização é realizada na Praça do Peixe – Avenida Bom Pastor, Bairro Villas Boas, das 06h00 às 18h00. Sexta-feira o ônibus estará na frente da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Rua Onicieto Severo Monteiro 460, Vila Margarida, Das 06h00 às 18h00.

“Fizemos contato com todas as comunidades rurais para que o Projeto Saladão tenha sempre os melhores produtos para oferecer à população de Campo Grande. Na medida em que o projeto for avançando, outras comunidades deverão se credenciar para oferecer hortifruti de qualidade, compatíveis com a expectativa dos consumidores”, afirmou João Krabbe, superintendente do Agronegócio da Sedesc.