EDITAL n. 11/2018 Incubadora Municipal Norman Edward Hanson

EDITAL n. 11/2018 Seleção de Empreendimentos e/ou Empresas para o Sistema Municipal de Incubação de Empresas – SMIE Incubadora Municipal Norman Edward Hanson

DIOGRANDE n. 5.267

A Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia – SEDESC, no uso de suas atribuições legais, torna público que se encontra aberto o Edital para o processo de seleção de propostas para participar do Sistema Municipal de Incubação de Empresas – SMIE, instituído pelo Decreto n. 8.982, de 26 de julho de 2004, para vagas na Incubadora Municipal Norman Edward Hanson para empreendedores/ empresas que desejam gerar novos negócios no desenvolvimento de ações que contribuam para o fortalecimento dos empreendimentos, cuja atividade principal seja na alimentos para consumo humano na modalidade de incubação residente e virtual (à distância).
1 – Objetivo do edital:
a) O presente edital tem como objetivo ordenar o processo de prospecção, seleção e admissão de empreendimentos produtivos que atuem no segmento de alimentos para consumo humano.
b) Selecionar empreendimentos ou empresas caracterizadas como negócios cuja atividade principal represente solução, ou minimização de um problema social, ambiental ou empresarial, exceto Associações, ONG’s e OCIP’s para participarem do Processo de Seleção para incubação, na Incubadora Municipal Norman Edward Hanson, consequentemente gerando emprego e renda na região.

2 – Conceitos: Para fins do presente edital denominam-se:
2.1 – Empreendimento (pessoa física): negócio em fase de formalização.
2.1.1 – Da Formalização: O empreendimento terá 60 (sessenta) dias após à assinatura do Termo de Autorização de Uso para sua formalização.
2.2 – Empresa (pessoa jurídica): negócio em desenvolvimento, devidamente formalizada, com registro nos órgãos competentes.
2.3 – Incubação Residente: modalidade onde o empreendimento ou empresa é instalado em uma sala de 35m² ou 70m² na Incubadora, recebendo o apoio técnico nas áreas de gestão, desenvolvimento pessoal, tecnológico, mercado e financeiro; ficando incubado, por um período de até 24 (vinte quatro) meses. O Termo celebrado entre a Prefeitura de Campo Grande e o empreendedor poderá ser prorrogado por mais 6 (seis) meses, sendo admitido o aditamento, hipótese que será analisada através de especificidades e de avaliações por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia – SEDESC.
De forma extraordinária, ainda, poderão ser aditivados além desse período, conforme conveniência e oportunidade da SEDESC.
2.4 – Incubação Virtual (à distância): modalidade onde o empreendimento receberá no seu local de instalação apoio nas áreas tecnológica, desenvolvimento pessoal, gestão, financeira e mercado, ficando incubado por até 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado conforme definido na incubação residente, deste Edital.

3. Condições de Participação:
Poderão participar do presente Edital pessoas físicas e ou jurídicas cujas propostas se enquadrem no objetivo (item 1) e estejam conforme os conceitos (item 2), deste Edital.
Não poderão participar do processo seletivo, empreendedores envolvidos na comissão avaliadora do Processo Seletivo das propostas de negócio, em virtude de conflito de interesse.

4. Das inscrições: Os interessados deverão comparecer na Incubadora Municipal Norman Edward Hanson onde receberão maiores informações para participação e preenchimento da proposta, no local e horário abaixo:

Endereço: Av. Gal. Alberto Carlos de Mendonça Lima nº 2251, Bairro São Conrado – CEP 79093-290.
Horário: das 08 horas às 10h30min e das 13:30h às 17:30h – de segunda a sexta feira.

5 – Das vagas disponíveis e suas respectivas taxas:
5.1 – Tipos de Incubação: Taxas e Vagas

5.2 – Das vagas, taxas e modalidades de incubação:

Incubação Residente com Sala de 35m² = 2 vagas
PeríodoValor mensal R$
1° ao 12° mês212,61
13° ao 24° mês318,93
25° ao 30° mês425,30
Incubação Residente com Sala de 70m² = 2 vagas
PeríodoValor mensal R$
1° ao 12° mês382,78
13° ao 24° mês574,17
25° ao 30° mês765,58

6. Prazo de Incubação
Prazo de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogável por até 1 (um) período de mais 6 (seis) meses, totalizando no máximo 30 (trinta) meses, ressalvados os casos extraordinários a critério da SEDESC, conforme conveniência e oportunidade.

7 – Do processo de seleção:

7.1- Fase I – Análise Documental
O proponente deverá apresentar um Plano de Negócio, simplificado, conforme modelo, ANEXO I a este Edital, com a viabilidade técnica e econômica do empreendimento ou empresa, devendo conter: plano de desenvolvimento do empreendedor, plano tecnológico, plano de capital, plano de mercado e plano de gestão e ser entregue na Incubadora, em cinco cópias impressas e, uma em meio magnético (em pen drive ou CD-ROM), a partir da data de publicação deste edital, até o dia 14 de novembro de 2018.

7.1.1- Documentos anexos à proposta: Os documentos necessários e obrigatórios para seleção do empreendimento e da empresa (apenas uma via de cada documento) são:

  • Cópia de todos os documentos de constituição/formalização da empresa (se for o caso de pessoa jurídica) no município de Campo Grande/MS, tais como CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, contrato social e cópia dos documentos pessoais dos representantes legais da empresa;
  • Pessoa física: Cópia dos documentos pessoais RG e CPF;
  • Apresentar comprovante de participação no treinamento “Visualizando meu Negócio no Papel” do SEBRAE, ou similar.

7.2 – Fase II – Apresentação e Avaliação da Proposta

7.2.1 – Da apresentação:

  •  O proponente fará apresentação (pitch) de sua proposta à Comissão Avaliadora, conforme agendamento de data e horário, a ser informado pela Incubadora, sendo obrigatória a defesa da proposta pelo proponente, não sendo aceito representante legal.
  •  O proponente terá o tempo máximo de 5 (cinco) minutos para fazer a apresentação de sua proposta e a Comissão terá o tempo máximo de 10 (dez) minutos para questionar a apresentação realizada. Serão disponibilizados aos candidatos, caso necessário, um Datashow para apresentação que será feita, o qual deverá ser solicitado no momento da inscrição (Fase I).

7.2.2. – Do Julgamento:

A aprovação da proposta dependerá do número de vagas disponíveis na Incubadora. Propostas aprovadas com classificação posterior às de vagas disponíveis poderão ser chamadas conforme disponibilidade de novas vagas, em escala descendente de pontuação.

 

8. Critérios para avaliação durante o Processo de Seleção:

A. Potencial mercadológico, viabilidade técnica, econômica e financeira do empreendimento;

B. Capacidade técnica e empreendedora da equipe responsável pelo empreendimento;

C. Grau de inovação dos produtos, processos ou serviços a serem ofertados;

D. Processo de produção não poluente;

E. Potencialidade de geração de emprego e renda na região onde está inserida a Incubadora.

Critério de Análise e JulgamentoNotaPesoNota Máxima
Potencial mercadológico, viabilidade técnica,
econômica e financeira do empreendimento
1 a 5525
Capacidade técnica e empreendedora da equipe
responsável pelo empreendimento
1 a 5420
Grau de inovação dos produtos, processos ou
serviços a serem ofertados
1 a 5315
Processo de produção não poluente1 a 5315
Potencialidade de geração de emprego e renda
na região onde está inserida a Incubadora
1 a 5525

Avaliadora, o empreendimento que atingir no mínimo 60 % da nota máxima.

9 – Cronograma do Processo de Seleção de outubro a dezembro/2018:

ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃODATAS
Período de inscrição com entrevista dos candidatos à incubaçãoDe xx/09 a 09/11
Entrega da Proposta e dos documentos exigidos no item 7. sub item 7.1 – Fase I – Análise DocumentalDe xx/09 a 14/11
Entrega dos documentos após avaliação e aprovação, conforme item 11. sub item 11.5.1 na íntegraDe xx/09 a 14/11
Avaliação das Propostas pela BancaDatas entre xx/09 a 30/11
Divulgação dos resultados das avaliações realizadasAté 14/12

10 – Recursos Administrativos:

10.1. O candidato poderá contestar apenas a reprovação pela Banca Julgadora por meio de recurso entregue na sede da Incubadora Municipal Norman Edward Hanson no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da publicação do resultado de aprovação pelo Colegiado, contrapondo o motivo do indeferimento, não incluindo fatos novos (supervenientes à decisão).

10.2. O resultado da análise dos recursos de cada fase será publicado no Diário Oficial do Município – DIOGRANDE e afixado na sede da Incubadora.

11 – Das disposições finais:

11.1 – As propostas não aprovadas ficarão à disposição dos proponentes na Secretaria da Incubadora e poderão ser resgatadas em horário comercial, de segunda a sexta por 60(sessenta) dias após a divulgação dos resultados. Após o período de guarda, os documentos serão destruídos.
11.2 – Todas as informações recebidas dos proponentes serão tratadas como confidenciais.
11.3 – O número de aprovados poderá ser igual ou superior ao número de vagas Disponíveis, no período da seleção, pois poderão ser chamados, caso haja disponibilidade de novas vagas durante a validade do resultado deste edital.
11.4 – A comissão avaliadora é soberana em suas decisões e será composta por no mínimo 5 (cinco) membros de notório saber, integrantes de entidades e instituições da sociedade civil, cabendo à mesma definir o resultado sobre classificação ou eliminação das propostas selecionadas.
11.5 – O resultado final do edital, com os nomes dos proponentes aprovados será publicado no Diário Oficial do Município – DIOGRANDE e afixado na sede da Incubadora:
11.5.1 – Após a homologação do resultado final do edital, em caso de aprovação do empreendimento/empresa, deverão ser apresentados os seguintes documentos, na incubadora municipal:

a) Empresa: Certidão Negativa de Débitos da empresa em relação ao INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal (CRF-FGTS), aos tributos Estaduais e Municipais, (todas as CND’s) poderão ser retiradas via internet, exceto a Certidão de Débitos Gerais da Prefeitura, que deverá ser requerida, pessoalmente, na Central do Cidadão);
b) Empresa e Empreendedor: comprovar que reside em Campo Grande/MS;
c) Comprovar por meio de declaração que no empreendimento ou na empresa há pessoas com conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento do negócio;
d) Comprovar a existência dos recursos financeiros disponíveis para investimento e/ou capital de giro do empreendimento ou da empresa;
e) Apresentar certidão negativa de distribuição de ações cíveis e certidão negativa de antecedentes criminais, ambas da Justiça Estadual e Federal, do responsável legal pelo empreendimento ou empresa (via internet).

11.6 – A validade do resultado final deste edital, devidamente publicado, será até o dia 21 de dezembro de 2018.
11.7 – A apresentação da proposta implicará na aceitação de todas as exigências regulamentares deste edital.
11.8 – O prazo estabelecido para os selecionados se instalarem na Incubadora, mediante assinatura de Termo de Autorização de Uso, será de até 30 dias, a partir da data fixada pela SEDESC na correspondência que informará a aprovação do proponente;
11.9 – A SEDESC por meio da Assessoria de Ciência, Tecnologia e Inovação poderá, a qualquer tempo, revogar ou anular o presente edital, no todo ou em parte, sem que isso implique o direito à indenização ou à reclamação de qualquer natureza.
11.10 – Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia – SEDESC, por meio da Assessoria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Campo Grande/MS, xx/09/2018

ABRAÃO MALULEI NETO
Secretário da Secretaria de Desenvolvimento
Econômico e de Ciência e Tecnologia – SEDESC

ANEXO I
MODELO DE PROPOSTA

PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

Prezado Candidato,

Este roteiro tem por finalidade orientá-lo para a elaboração da proposta para a etapa de seleção, considerando as dimensões técnicas, econômico-financeiras, mercadológicas e gerenciais do projeto. Você deve fornecer o máximo de informações sobre cada item do roteiro, podendo incorporar outros aspectos não abordados e que julgue serem relevantes para uma melhor avaliação da proposta.

IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA:

1. Nome da empresa ou identificação da proposta e/ou marca e identificação do produto e/ou serviço:

2. Identificação do(s) proponente(s) e responsabilidades no projeto (identificar todos os proponentes/sócios):

Responsabilidade no empreendimento:

Nome:
Estado civil:
Profissão:
Endereço:CEP:
CPF:RG.:
Telefone:E-mail:

3. Descrever o tipo de sistema:

Empresa a ser constituída por pessoa(s) física(s): Empresa já constituída:

4. Área de Atuação:

Descrever os produtos/serviços que serão fornecidos pela empresa (qual é o seu negócio?)

5. Inovação Tecnológica:

Descrever o grau de inovação tecnológica do produto/serviço (qual a inovação do seu empreendimento, produto ou serviço? O que ele tem de diferente para oferecer ao mercado consumidor?:

6. Estágio de Desenvolvimento:

Qual o estágio de desenvolvimento de seu produto/processo/serviço técnico, protótipo/piloto ou completo?:

7. Descrever o(s) processo(s) produtivo(s):

8. Características do mercado:

Descrição do mercado potencial para os produtos/serviços, demanda, tendências do mercado, empresas concorrentes, fornecedores:

9. Vantagens sobre a concorrência:

Descrever a vantagem competitiva, que seus produtos/serviços oferecem sobre os concorrentes (qual o diferencial de mercado?):

10. Disponibilidade de recursos financeiros:

Descrever a disponibilidade ou não de recursos financeiros para a implantação da empresa, e seu funcionamento num horizonte de um ano:

11. Investimentos Necessários:

Descrever os principais investimentos para o início das atividades (equipamentos necessários, capital de giro, custos com funcionários, legalização, etc)

12. Membros do grupo proponente:

anexar currículo resumido de todos os membros do grupo/equipe (sócios do empreendimento), e a carga horária semanal que cada sócio dedicará à empresa.

13. Capacidade e/ou experiência gerencial, técnica e empreendedora sua e/ou do grupo/equipe:

14. Dificuldades esperadas:

15. Principais objetivos para os próximos três anos:

16. Assinar este Plano de Negócios, após escrever todas as informações solicitadas.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/