Relógio Central Renato Barbosa Rezende

IMG-20180822-WA0034

RELÓGIO CENTRAL RENATO BARBOSA REZENDE

O monumento “Relógio Público Municipal”, construído no canteiro central na esquina das Avenidas Afonso Pena e Calógeras, é uma réplica do antigo relógio da Rua 14 de Julho. O antigo relógio foi inaugurado em 1933, na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, sendo considerado um monumento símbolo de progresso, ponto de referência de encontros políticos, desfiles cívicos, passeatas, manifestações culturais e de outros gêneros e “footing”.

No dia 07 de agosto de 1970, o relógio foi demolido em favor do progresso”. A reconstrução do monumento foi realizada por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande e, viabilizada através do Projeto de Lei n. 4760, de 06 de agosto de 1998.

Em 16 de junho do ano 2000 foi inaugurada uma cópia idêntica à original, em alvenaria e com cinco metros de altura; porém o mecanismo de funcionamento do relógio não teve a mesma estrutura da época. O mostruário da réplica é o mesmo usado no que foi demolido, sendo que o material ficou guardado num depósito da prefeitura e depois recuperado.

O objetivo foi reconstruir um símbolo de significados diversos para homenagear o centenário de Campo Grande e comemorar os 60 anos do Rotary Club de Campo Grande.

O monumento “Relógio Central Renato Barbosa Rezende” integra o Patrimônio Cultural do Município de Campo Grande e deve ser preservado para as futuras gerações.

Foi aprovado no dia 16 de agosto de 2018, durante a 47ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, o Projeto de Lei, que denomina o Relógio Central com o nome de Renato Barbosa Rezende.

Denomina o relógio localizado entre as Avenidas Afonso Pena e Calógeras com o nome Relógio Central Renato Barbosa Rezende.

Destaque por sua relevante contribuição para o progresso e desenvolvimento de Campo Grande, Renato Barbosa de Rezende tem seu legado marcado por sua atuação na saúde. Além disso, presidiu a Comissão que reconstruiu o Relógio Municipal nas comemorações do centenário da Capital.

Renato Barbosa Rezende, natural de Campo Grande, nasceu em 18 de outubro de 1944, graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, com residência no Hospital das Clínicas e especialidade em cirurgia torácica, pneumologia e terapia intensiva.

Professor-Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sócio do Rotary Clube Campo Grande desde 1983, coordenador do “Projeto de Prevenção e Recuperação de Usuários de Drogas” – 1986 a 1990, em conjunto com os países sul-americanos Bolívia e Paraguai.

Com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, foi fundador e participou da diretoria da Associação Médica e Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso do Sul, eleito para o Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul e membro da Academia de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul.