Parque Florestal Antonio de Albuquerque – Horto Florestal

Horto Florestal

Parque Florestal Antonio de Albuquerque – Horto Florestal

Histórico

1912 – 11 de outubro, o Intendente José Santiago, reservou para a Intendência, áreas de terras às margens do Córrego Segredo. Este local dotado de características próprias de vegetação, onde dois braços de córregos juntam-se ali para dar origem a um rio de grande importância para a região, o Anhanduizinho. Esta reserva, abrigou inúmeras atividades, pois como Matadouro Municipal ou Salgadeira como era popularmente chamada, pois ali que se salgava o couro do gado que era posteriormente enviado para São Paulo pela ferrovia.

1918 – Campo Grande passa a categoria de cidade.

1923 – 11 de janeiro, foi aprovado pelo Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, e sancionada pelo Prefeito Municipal, Dr. Arlindo de Andrade Gomes, a criação do Parque Municipal de Campo Grande, onde era o antigo matadouro.

1956 – O Parque Municipal passa a ter os cuidados de Antônio de Albuquerque, antigo Funcionário da Prefeitura. Daí essa área de mais de seis hectares, passa a ser chamada de Horto Florestal e consistia na sede do Serviço de Parques e Jardins da Prefeitura. Suas características sempre se mantiveram preservadas, pois o Horto produzia muitas espécies de árvores para a arborização não só da cidade de Campo Grande como também para as cidades vizinhas, inclusive Cuiabá, que na época era capital do Estado.

1976 – A produção de mudas se instala na Vila Popular.

1980 – Foram construídas nas dependências do Horto, um teatro de arena, um setor administrativo, um restaurante que funcionou por pouco tempo.

1984 a 1990 – A Patrulha Mirim se instala no Horto.

1993 – No mês de outubro, o Horto Florestal é interditado para reforma. O então Prefeito Juvêncio César da Fonseca, afirma que o mesmo será transformado no maior complexo de lazer de Campo Grande.

1995 – No dia 19 de maio, o Prefeito Juvêncio César da Fonseca, entrega à população campo-grandense o novo Horto Florestal, agora nomeado “Parque Florestal Antônio de Albuquerque”, em homenagem ao antigo funcionário da prefeitura.

O Parque possui:

Centro de atividades Múltiplas (Teatro de Arena);

Biblioteca Municipal;

Lanchonete;

Parlatório;

Banheiros (inclusive para deficientes);

Playground;

Espelho D’água;

Cancha de Malha;

Pista de Cooper c/ estações de ginástica;

Pista de Skate.

Oficinas: mosaico, filtro dos sonhos, papel machê e cerâmica.

Contato: 4042-1313 ou Adalto 99955-2077

Endereço: Rua Joel Dibo, 1 – Vila Carvalho.

Horário de Funcionamento: aberto todos os dias – das 6hs às 18hs.