ESPAÇO DO EDUCADOR

Em meados de 2008 por ter um período livre a noite, passei a buscar algo em que me ocupar. Talvez um novo trabalho, novas pessoas, novos desafios. Ao ter notícia de uma seleção para Qualificadores de Educação Profissional na minha área não tive dúvida, era essa minha oportunidade. Reuni todos os documentos e fiz a inscrição, sem saber ao certo qual atividade desenvolveria. Fui surpreendido com minha seleção e alguns meses depois um encontro de Formação Inicial me deu conta teoricamente do que estava por vir.
Grande foi minha expectativa por ter me encantado com o propósito pedagógico-didático do programa. Queria muito saber como isso se dava na realidade, no cotidiano com os alunos.
Lá se vão seis meses de Projovem Urbano e o encantamento só aumenta. Mais do que ocupar meu tempo ocioso, revi conceitos pedagógicos, encontrei profissionais apaixonados pelo que fazem e talvez o que mais me atrai, encontrei seres humanos incríveis, alunos com histórias de vidas impressionante, proporcionam a qualquer um que queira ouví-los, um aprendizado para vida.
Já percebi que o tempo no Projovem passa muito rápido, tudo a intenso e rico de vivências e experiências. Cotidianamente é preciso dedicar-se muito, ir além, proporcionar bem mais que aprendizado puro e simples. É um exercício diário de cidadania para todos os envolvidos. É um programa de resgate, não apenas acadêmico, mas de vida.
A Qualificação Profissional abre perspectivas de vida trabalho, com uma formação integral que combina técnica, vivência e análise da realidade.
Enfim, acreditar em um país mais justo, social e economicamente passa indiscutivelmente por uma educação que resgate e inclua, sem sombra de dúvidas posso afirmar com conhecimento de causa, que o trabalho da Equipe do Projovem Urbano de Campo Grande tem dado sua parcela de contribuição na mudança na vida de muitos desses Jovens brasileiros.

Professor Rosivaldo Alves
Qualificador Profissional
Arco Telemática

Ser educador do ProJovem Urbano é uma experiência muito gratificante, o programa nos proporciona um aprendizado constante e nos desafia a buscar novos conhecimentos para compreender a realidade dos jovens com os quais trabalhamos. É um privilégio fazer parte do processo educacional desses jovens, tenho consciência do compromisso e da responsabilidade pois para propor mudanças primeiro tenho que aprender a conhece-los para intervir na realidade de cada um.

Vejo que no ProJovem o primeiro processo de mudanças acontece conosco para depois sensibilizar e promover mudanças no grupo.
O ProJovem Urbano está dando a oportunidade dos jovens concluírem o ensino fundamental dos jovens concluírem o Ensino Fundamental e oferecendo noções básicas de qualificação e com isso melhorando a qualificação profissional e com isso melhorando a qualidade de vida desses cidadãos e preparando-os para o mercado de trabalho – PO.

FRANCISCA ROZENILDA DA SILVA DO VALE
EDUCADORA DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ Campo Grande, MS

Antes de me ingressar no Projovem eu já tinha a idéia de que seria uma metodologia diferente das que eu costumava a trabalhar, e quando comecei a ler o manual do professor, e o guia do aluno me dei conta de que estava diante de um projeto revolucionário de educação. E na prática? Diante daqueles olhares curiosos daqueles alunos? Me recordo que nos primeiros meses de aula, era visível a vontade que eles tinham de aprender tudo de uma só vez era grande.

Os questionamentos em sala de aula trazidos de casa, do seu dia-dia, só veio me mostrar que o Projovem tinha um rumo certo; aqueles jovens que se sentiam excluídos, e que queriam algo melhor para sua vida encontrou no Projovem a aportunidade de melhoria de vida.

É bom você encontrar um aluno na rua e ele dizer: “Oi professor, eu já estou na faculdade”, é isso que me da alegria e satisfação de estar no programa. Aliás, hoje eu tenho três paixões na minha vida: minha mãe, meu filho e o Projovem.

Meus agradecimentos a todos da Coordenação Municipal de Campo Grande.

Professor Ciro Dias Villa
Qualificação Profissional
Arco Administração

Ser educadora do Projovem é um orgulho para mim, pois estou em um programa que acretido e gosto. É maravilhoso e muito gratificante, quando recebemos no núcleo alunos do primeiro Projovem, o qual temos muito amor, dizendo que está trabalhando, concluiu o Ensino médio, e vai prestar vestibular. Isso da muita força, ânimo e alegria para nossa equipe continuar desenvolvendo o trabalho e investindo cada vez mais na vida desses jovens; pois estamos fazendo parte de sua história e isso é uma grande responsabilidade e motivo para planejarmos, orientarmos e ministrarmos as aulas com excelência.
Volto a dizer, acredito na proposta do propragrama e espero contribuir cada vez mais para o sucesso profissional e familiar dos nossos educando, que eles não apenas executem ordens mas tenham a capacidade de trazer soluções antes de lhes apontarem os problemas.

Profª Luciana Pacheco
Ciências da Natureza

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/