O Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (COMIF), instituído por meio do Decreto n. 13.366, de 12 de dezembro de 2017, tem por objetivo o intercâmbio de informações e o planejamento de ações conjuntas voltadas à prevenção de riscos e ao combate dos focos de incêndios.

Por meio do Decreto n. 13.794. de 7 de fevereiro de 2019, teve sua composição alterada, passando a ser composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades:

Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB),
Câmara Municipal de Campo Grande,
Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA),
Conselhos Regionais das Regiões Urbanas de Campo Grande,
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Gabinete do Prefeito (GAPRE),
Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul,
Instituição de Ensino Superior,
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA),
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL),

Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA/MS),

Polícia Rodoviária Federal (PRF),
Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES),
Secretaria Municipal de Educação (SEMED),
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP),
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR),
Secretaria Municipal de Saúde (SESAU),
Sindicato Rural de Campo Grande.

A gestão deste Comitê é realizada, compartilhadamente, pela PLANURB e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.