Viva seu Bairro

VIVA SEU BAIRRO – Programa Multissetorial Integrado – PMI Unidade Técnica Central – UTC

VIVA SEU BAIRRO – Programa Multissetorial Integrado – PMI Unidade Técnica Central – UTC

Resultados alcançados

Na saúde, a confirmação do valor das ações de promoção, baseadas na intersetorialidade das políticas públicas, já podem ser mensuradas pela: Redução de 53% dos casos de hepatite A; 6% dos casos de meningite; 33% dos casos de diarréia; Redução de 13% no coeficiente de mortalidade infantil; Aumento de 27% no cadastramento de diabéticos e 9% no cadastramento de hipertensos; Redução de 1% no percentual de gestantes menores de 19 anos; Maior conhecimento dos casos de violência sexual: aumento de 42% nas notificações, permitindo tratamento precoce e identificação do agressor. No entanto, a forma integrada de trabalhar, a decisão política de executar um plano de gestão intersetorial, certamente é o maior legado que se transfere às administrações futuras, mostrando que é possível multiplicar recursos e otimizar resultados, através da articulação e do envolvimento de todos os atores, unidos em defesa da VIDA! Todos os trabalhos são realizados de forma integrada pelos órgãos e secretarias da Prefeitura Municipal. Os recursos são do município de Campo Grande, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – BNDES, do Ministério das Cidades, orçamento Geral da União e da Companhia de Saneamento Águas Guariroba S/A

Participação Comunitária

O compromisso da participação da comunidade ficou fortalecido através das Comissões de Moradores, nas seis áreas de abrangência, garantindo assim a sua sustentabilidade. O Projeto “Viva seu Bairro” é a união de ações direcionadas para as pessoas: resgatando, promovendo, valorizando e transformando de forma irreversível a realidade de comunidades carentes.

Geração de Renda

Quase 5 mil pessoas já freqüentaram os cursos de capacitação profissional oferecidos. A pesquisa de egressos realizada pela Fundação Social do Trabalho demonstrou que mais de 63% dos participantes aumentaram sua renda e se sentiram incentivados a voltar a estudar. As 4 incubadoras de pequenas empresas, erguidas para formar e preparar empreendedores são um marcos do compromisso do Viva seu Bairro com a geração de emprego e renda. Através do CREDIGENTE linhas de crédito diferenciadas são disponibilizadas ao pequeno empreendedor. Quatro unidades de produção de artefatos de cimento, as fábricas da gente contribuem gerando 50 novos empregos.

Desenvolvimento Urbano

1. Moradia Foram atendidas, 1.780 famílias com regularização fundiária, inclusive reassentando aquelas moradoras em áreas de risco e insalubres. Foram também construídas 888 casas para a população de baixa renda em conjuntos habitacionais, implantados com a infra-estrutura adequada: saneamento básico, energia, transporte coletivo e equipamentos sociais. 2. Equipamentos Comunitários Foram construídos 6 Centos de Educação Infantil- CEINF e ampliados mais 6, gerando mais de 1.722 vagas, atendendo em período integral crianças de 6 meses a 6 anos de idade. Foram também construídos 6 Centro de Múltiplo Uso – CMU equipados para o atendimento das necessidades da comunidade, articulados aos Ginásios Poliesportivos cobertos. Na Educação, 3 escolas foram construídas e 15 ampliadas. Todas equipadas com sala de computação, biblioteca e mobiliários adequados. Isto proporcionou a criação de mais de 7.500 vagas no ensino pré – escolar e fundamental. Na Saúde foram construídas mais 3 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e 1 Policlínica Odontológica, esta última para atendimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino. 3. Infra-Estrutura e Saneamento Visando melhorar a infra-estrutura existente foram implantadas 3.900 ligações de água, 04 poços artesianos, 2.110 ligações de esgoto, 3 unidades de tratamento e 84,5km de asfalto com drenagem, priorizando as linhas de ônibus, complementados pelos abrigos e iluminação pública. Foram construídas 2 oficinas de saneamento e implantadas mais de 6.000 melhorias sanitárias.

Desenvolvimento Social

Ações Sociais Sendo este um Projeto Multissetorial Integrado o seu grande diferencial se deu através das ações sociais realizadas em todas as áreas. A saúde desenvolveu não só ações curativas, mas deu ênfase muito grande às preventivas com destaque para a educação em saúde cujo trabalho educativo atendeu mais de 35.000 pessoas priorizando o atendimento a idosos, gestantes, crianças, e a prevenção de doenças como: diabetes, hipertensão, hanseníase e de doenças sexualmente transmissíveis – DST. Mais de 4.000 matrículas foram efetuadas para alfabetização de jovens e adultos e aceleração de aprendizagem. Foram atendidos mais de 1.000 jovens através do Programa “Agente Jovem”, que além de desenvolverem ações nas comunidades, tiveram conhecimentos sobre cidadania e aumentaram o seu rendimento escolar. Dentre as ações, vale citar as inúmeras escolinhas de futebol que já beneficiaram mais de 550 crianças e os eventos denominados Lazer no Coração da Gente que proporcionaram recreação para mais de 28.000 participantes. Cinco ônibus foram transformados em Brinquedoteca, cujo objetivo maior é realizar o resgate do brincar através de um trabalho sócio-educativo, utilizando essas unidades móveis. Na área de cultura foi desenvolvido o Programa “Arte na Comunidade” onde foram atendidos cerca de 3.600 jovens. Ações educativas de trânsito e preservação Ambiental são realizadas na comunidade.

Objetivos

Desenvolver ações nas áreas de assistência social, educação, saúde, cultura, desporto e lazer, objetivando o resgate social da população alvo, garantindo os direitos fundamentais de cidadania e reduzindo as desigualdades sociais; Implantar obras de infra-estrutura com previsão, adequação e provisão dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação, destinação de resíduos sólidos, através de padrões sanitários mínimos; Fomentar a capacidade empresarial dos moradores, gerando multiplicadores econômicos e processos duradouros de ocupação da mão-de-obra do bairro; Consolidar pontos de encontro, centros de prestação de serviço e comércio no bairro; Estabelecer parceria entre o poder municipal e a sociedade civil organizada implantando modelo co-responsável de intervenção.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/