II Semana de atenção à saúde do servidor municipal

Campo Grande, 16/08/2019 às 15:31

O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande – IMPCG realizou nos dias 14 e 15 de agosto de 2019, no Instituto Mirim de Campo Grande, a 2ª Semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal com o tema Saúde Mental e Qualidade de Vida.

O evento teve como objetivo refletir sobre as possíveis causas do afastamento do servidor por estresse, depressão e ansiedade crônica, além do sofrimento social e psíquico de pessoas que fazem parte dos ambientes de trabalho e de seus familiares. O Seminário também abordou a espiritualidade e as consequências positivas na saúde mental e na qualidade de vida refletida nos ganhos de produtividade.

Com a presença do Prefeito Marcos Trad na cerimonia de abertura e com discurso marcante em torno da saúde mental, o prefeito enfatizou a importância do seminário e das possibilidades que os palestrantes teriam de esclarecer os cuidados com a boa saúde. “É muito importante um evento deste porte para deixar claro aos participantes que nem só o corpo precisa ser cuidado, se a cabeça não estiver boa até mesmo o corpo não funcionará bem” enfatizou o prefeito.

A Diretora-Presidente do IMPCG, Camila Nascimento de Oliveira, ressaltou em sua fala que a adoção de práticas positivas no dia-a-dia assim como o cuidado com o ambiente de trabalho é fundamental para manter uma saúde mental em dia. “Nossos dias são tão corridos que as vezes esquecemos de cuidar da saúde mental, refletir sobre nossas ações, estender a mão ao próximo, respirar e tomar alguns cuidados simples que são primordiais. Esse seminário vem nos mostrar as possibilidades de fazer algo pela nossa saúde mental e ainda construir hábitos sadios que possam inclusive melhorar nossa performance no trabalho” disse Camila.

Dr. Marcos Estevão, Mestre em Psiquiatria pela UFRJ, conduziu brilhantemente o primeiro momento trazendo dados importantes da população em geral. Segundo o Ministério da Saúde 3% da população sofre com transtornos psiquiátricos, como o Estresse, a Ansiedade e nos casos ainda mais graves a Depressão.

O Professor Dr. Cláudio César da Silva mostrou de uma forma bem dinâmica e divertida o quanto a espiritualidade está ligada ao bem estar mental. Com exemplos práticos trouxe a tona a importância de sermos ligados aos conceitos que a espiritualidade traz e as consequências de seus estados em nossa psique.

Ainda no dia 14 de manhã foi feita uma dinâmica com todos os participantes. Uma dança circular que mostrou a importância de estar conectado às pessoas e em seus ritmos. “Essa prática da dança circular, me fez entender a importância do ritmo de cada um e das inúmeras possibilidades que as pessoas tem de estar mais conectadas umas com as outras, sem deixar o ambiente de trabalho  pesado” disse Osmilda Fernandes, RH do IMPCG.

Mestre em Saúde da Família pela UFMS, Ilma Amaral Piemonte de Mello faz relatos e expos alguns paradigmas que estão diretamente ligados a saúde mental. Baixa autoestima, falta de autocontrole, comportamento antissocial precoce, comorbidades (transtornos de déficit de atenção e hiperatividade) e vulnerabilidade social.

Já no dia 15 foi a vez da apresentação do Comitê Gestor do Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Municipal – CGASS. A fala de José Itamar de Almeida, deixou bem claro a importância de comitê e suas atividades e fez de sua participação no evento um momento que pode mostrar aos participantes que a saúde mental do servidor está sendo cuidada, e que se depender do comitê será tratada cada vez mais com prioridade.

Dr. Carlos Ruas, Fisioterapeuta e Acupunturista, foi enfático em defender a prática para a melhora do bem estar mental e físico. Com uma palestra assertiva conseguiu deixar o estigma das agulhadas da acupuntura de lado e fazer o público pensar na prática como algo comparado a uma boa sessão de terapia.

No final do seminário um papo descontraído com o Educador Físico Rafael Bezerra de Souza exemplificou que exercícios físicos estão ligados diretamente ao comportamento da mente humana. Estar disposto, alinhado e com a respiração certa é fundamental para uma boa oxigenação cerebral e consequente alivio das dores de cabeça.

No espaço de fora do auditório nossos parceiros fizeram ainda mais bonito. Aferição de sinais vitais e cadeira QUICK para relaxamento ficou por conta da KZT. A empresa Vidalar distribuiu umas lembrancinhas chamadas de injeção de animo. O Laboratório Sabin estava com um stand de biopedância interagindo com os participantes. Duas das maiores drogarias de Campo Grande também marcaram presença, Drogaria São Leopoldo e Drogaria Freire presentearam todos os participantes com um delicioso Coffee Break.

A proposta do evento foi cumprida e por diversas vezes foi pedido pelos participantes que este mesmo formato de seminário seja feito mais vezes, afim de melhorar os ambientes de trabalho e as possíveis ausências por estresse, ansiedade e depressão.