IMPCG

Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande

Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande
 
  • Imprimir
 

Saúde - Segunda-Feira 18 de Abril de 2011

Centro de Saúde do Homem comemora um ano de atendimento e recebe elogios da população

A prefeitura de Campo Grande tem trabalhado incansavelmente para oferecer a população campo-grandense um atendimento de saúde cada vez melhor e a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) comemorou um ano de funcionamento do Centro de Referência a Saúde do Homem Drº Etienne de Albuquerque Palhano, localizado na Rua Uruguaiana, s/n, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Coronel Antonino.

O titular da Sesau, Leandro Mazina Martins destacou que o trabalho realizado no centro é a união de esforços de todos os envolvidos e da administração pública, em proporcionar a população masculina da cidade, atendimento de qualidade, na forma de consultas ambulatoriais de urologia, pequenas cirurgias em urologia e vasectomia nos pacientes selecionados pelo Programa de Planejamento Familiar.

“O Centro atende hoje em torno de 270 pacientes por mês, contabilizando 40 vasectomias aos pacientes encaminhados. Estamos trabalhando para dar continuidade ao trabalho realizado e para que possamos aumentar ainda mais o número de atendimentos e oferta de serviços médicos”, comenta Mazina.

Avaliação do atendimento – O aposentado Ataíde Cândido Silva estava no local aguardando um retorno de consulta e opinou sobre o tratamento recebido no Centro de Referência. “Olha, estou muito satisfeito com o atendimento feito aqui, pois freqüento desde que começou a atender e não tenho do que reclamar”, revela.

Já o motorista Aldair de Carvalho Oliveira, 47 anos procurava atendimento para o exame de câncer de próstata. “Fui encaminhado para marcar consulta aqui e achei o processo eficiente e o atendimento ótimo. Vou indicar os meus colegas de trabalho com certeza”.

Trabalho conjunto – Entre os convidados do evento esteve presente, o vereador e médico urologista, Mohamed Jamal Salem, autor da emenda que pediu a criação de um centro de atendimento referenciado ao homem no município. “Como médico urologista sempre me preocupei com os problemas de saúde ligados aos homens e infelizmente, muitos ainda só vão ao médico quando já estão com problemas. Por isso entregamos uma emenda em 2009 na Câmara que foi aprovada e no ano seguinte já estava em funcionamento o Centro” ressaltou o vereador.

Além de ser o criador da lei, o doutor Jamal também atende no centro, com mais cinco especialistas em urologia e lembra que o local é referência nacional em atendimento ao homem, além de atender pacientes do interior do Estado. “O governo federal, estadual e municipal têm investido em programas de atendimento a saúde masculina e temos contado com um apoio muito importante: o da família. Muitos homens são estimulados pelas esposas, filhos ou familiares a procurar a medicina preventiva”, elogia.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Siufi parabenizou o aniversário de um ano do centro Drº Etienne Palhano e destacou o trabalho realizado pelo prefeito Nelsinho Trad. “O trabalho realizado aqui é resultado das ações na área de saúde desenvolvidas pelo prefeito, o secretario de saúde e sua equipe e também pelo colega vereador, Drº Jamal. Quero dizer que a Câmara dos Vereadores oferecerá todo apoio possível para que o trabalho realizado aqui seja cada vez melhor”, reforça o titular da Casa de Leis.

Fonte/Autor: Aline Oliveira MTB 044 / MS
Enviar esta notícia por e-mail Imprimir esta notícia