Seguro Desemprego

Seguro-Desemprego pela Internet

O que é

Atualmente para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. O atendimento leva aproximadamente 15 minutos. Apenas depois de comparecer ao Sine, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

Como funciona

• Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site:

A Agência de Municipal de Empregos da Funsat está localizada à Rua 14 de Julho,992 – Vila Glória –  Atendimento de segunda a sexta- feiras, das 07h às 17h. Telefones: 3314 3114- 3314 3089

Regras do Seguro- desemprego para o Trabalhador
Primeiro pedido do seguro-desemprego
Terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses.

Segundo pedido do seguro-desemprego
Terá direito na segunda vez que pedir o benefício, o trabalhador tenha (09) nove meses de atividade nos últimos (12) doze meses.

Terceiro pedido do seguro-desemprego ou mais
Terá direito quem tiver trabalhado (06) seis meses nos últimos 36 meses. Esta regra permanece igual ao que era antes.
Para entrar com o pedido de seguro desemprego, é necessário os seguintes documentos:

• Formulário de Seguro-desemprego – empregador via web;
• Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS ( todas que o requerente possuir);
• Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
• Documentos de Identificação – carteira de identidade ou certidão de nascimento/ certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção) ou carteira nacional de habilitação (modelo novo) ou carteira de trabalho (modelo novo) ou passaporte ou certificado de reservista;
• Últimos (03) três holerites;
• Comprovante de residência;