Seguro-Desemprego

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social que tem por objetivo, além de prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa, auxiliá-lo na manutenção e na busca de emprego, promovendo para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

Regras do Seguro-desemprego para o Trabalhador
Primeiro pedido do seguro-desemprego
Terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses.

Segundo pedido do seguro-desemprego
Terá direito na segunda vez que pedir o benefício, o trabalhador tenha (09) nove meses de atividade nos últimos (12) doze meses.

Terceiro pedido do seguro-desemprego ou mais
Terá direito quem tiver trabalhado (06) seis meses nos últimos 36 meses. Esta regra permanece igual ao que era antes.
Confira a relação de documentos para dar entrada no benefício:

OBS: A habilitação do Seguro-desemprego é feita após (07) sete dias do encerramento de contrato de trabalho (com a baixa na Carteira);

• Formulário de Seguro-desemprego – empregador via web – devidamente carimbado e assinado pelo empregador (com as duas vias);
• Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS  – legível e com carimbo na foto (todas que o requerente possuir);
• Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente carimbando e assinado pelo empregador (com as duas vias);
• Documentos de Identificação – RG, CPF  ou certidão de nascimento/ certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção) ou carteira nacional de habilitação (modelo novo) ou carteira de trabalho (modelo novo) ou passaporte ou certificado de reservista;
• Últimos (03) três holerites;
• Comprovante de residência;

A Agência de Municipal de Empregos da Funsat está localizada à Rua 14 de Julho,992 – Vila Glória –  O Atendimento é de segunda a sexta- feiras, das 07h às 17h.