Projeto Lazer e Cidadania

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PROJETO LAZER E CIDADANIA

Busca democratizar o acesso às práticas do lazer e seus diferentes conteúdos culturais a todos os cidadãos do município, através de ações educativas na perspectiva da inclusão social e da cidadania.

 

PROGRAMAÇÃO – 3314-3971

 

NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Parque Jacques da Luz
Endereço:Rua Barreiras, s/n Moreninha II
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A GRADE HORÁRIA DO PARQUE JACQUES DA LUZ

Parque Olímpico Ayrton Senna
Endereço: Rua Arapoti, 512 , Aero Rancho
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A GRADE HORÁRIA DO PARQUE AYRTON SENNA

Centro Olímpico Rui Jorge da Cunha
Endereço: Rua Januário Barbosa S/N Vila Nasser

Parque Tarsila do Amaral
Endereço: Rua Santo Augusto s/n – Jardim Vida Nova

Parque Ecológico do Sóter
Endereço: Rua Cristóvão Lechuga Luengo n. 25 – Mata do Jacinto

Praça Esportiva Elias Gadia
Endereço: Rua Albert Sabin, 387, Taveirópolis

Praça Esportiva Belmar Fidalgo
Endereço: Dom Aquino, 2536 – Centro

Ginásio Guanandizão
Endereço:Rua do Touro, s/n Vila Inhanhá

Orla Morena
Endereço: Noroeste, s/n – Cabreúva

Centro Municipal de Treinamento Esportivo (CEMTE)
Endereço: Rua Estefânia esquina com Rua Tropeiro (em frente ao nº 21) – Carandá Bosque

 

SUBNÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Associação de Moradores Cidade Jardim Rua Taiooba, s/n – Bairro Cidade Jardim
Associação de Moradores Coophatrabalho Av. Florestal, 847 – Coophatrabalho
Associação de Moradores Coophavila II Avenida Marinha, 725 – Coophavila II
Associação de Moradores da Coophasul Rua Cotegipe, 999 – Coophasul
Associação de Moradores do Caiçara Rua Vila Lobos, nº 15 – Caiçara
Associação de Moradores do Indubrasil Avenida Principal Um, n° 90 – Indubrasil
Associação de Moradores do Parque Residencial União I e II R. João Mizael Mamoré esq. c/ R. Dinarte Atunes Moreira
Associação de Moradores José Abrão Rua Armando Holanda, 226 – José Abrão
Associação de Moradores Maria Aparecida Pedrossian Avenida Orlando Darós, 279 – Mª Ap. Pedrossian
Associação de Moradores Paulo Coelho Machado Rua Ana Jacinta de Oliveira, s/n esq. Rua Catigua
Campo de Futebol Pioneiras Rua Joana D’Arc, nº 80 – Pioneira
Campo Futebol SISEP Rua Mestre Estanislau Panatier, nº1199 – Jd. Monumento
Casa Dom Bosco Rua Luciana Ota Perez, 629 – Taquaral Bosque
Centro de Convivência Itamaracá Rua Deocleciano Dias Bagage, 113– Itamaracá
Centro Social Madre Maria Hubert (Los Angeles) Rua dos Pinheirais, 140 – Jd. Marajoara
Distritito de Anhandui (Campo de Futebol) R. Joaima s/n – Anhandui
Distrito de Rochedinho Rua Guia Lopes, 340 – Distrito de Rochedinho
Escola Municipal Profa. Flora Guimarães Rosa Pires Rua Ramalho Ortigão, 55 – Vila Dr. Albuquerque
Escola Municipal Ione Catarina Gionotti Igydio Rua Dois Irmãos, 591 – Jardim Noroeste
Escola Municipal Profa. Oliva Enciso Rua Álvaro Silveira, 210 – Bairro Tiradentes
Instituto de Desenvolvimento Evangélico – IDE Rua Pilares, 251 – Portal Caioba
Lagoa Itatiaia Rua Heitor Laburu, s/n – Jd. Itatiaia
Mirante do Aeroporto Av. Duque de Caxias, s/n – Vila Serradinho
ONG Centro Espírita Amor e Luz Rua Paranapebas, 992 – Jd. Columbia
Parque Linear do Lagoa/Buriti (Enfrente ao Portão da Base área) Av. Pref. Ludio Martins Coelho, s/n – Vila Taveiropolis
Parque Linear do Segredo Av. Pref.Heráclito Diniz de Figueiredo (Enfrente as Quadras)
Praça do Jardim Carioca R. Guilherme Vasconcelos Leal c/ R. Aracy de Almeida
Praça do Jockey Club R. das Violetas, 539 – Jardim Joquei Club
Praça do Parati R. General Gentil Marcondes s/n – Jardim Parati
Praça do Peixe Av. Cel. Pôrto Carrero, 355-567 – Vila Vilas Boas
Quadra Esportiva Bairro Dom Antonio R. Lucia dos Santos esq/ R. Anselmo Selingardi
  

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Fomentar e ampliar as manifestações da cultura local, através dos diferentes conteúdos culturais do lazer.

– Promover a integração entre a Fundação Municipal de Esporte e a comunidade.

– Garantir a participação de pessoas de diversas faixas etárias e de pessoas com deficiência nos diferentes conteúdos culturais do lazer.

– Contribuir para auto-organização comunitária, buscando estimular a gestão participativa entre os atores locais direta e indiretamente envolvidos.

– Promover a formação continuada dos profissionais envolvidos nas ações de lazer.

– Contribuir para redução do quadro de vulnerabilidade social.

– Desenvolver ações intersetoriais, promovendo a comunicação e otimização de recursos públicos e/ou privados nas atividades propostas.

 

EIXOS ESTRUTURANTES

Educação: O Projeto lazer e cidadania apresenta a intencionalidade educativa em sua proposta, pois corrobora que não é suficiente apenas oferecer atividades no horário livre do cidadão, ele vai além, oferecendo atividades variadas relacionando-as ao contexto sociopolítico e econômico relacionando-as a situações concretas vivenciadas promovendo a reflexão sobre os valores que adotam. Reduzindo a educação somente à escolarização, estaríamos ignorando que ela está presente nas expressões culturais e sociais dos grupos humanos. As oficinas serão realizadas, não somente para preencher o tempo livre, mas com o intuito de intervir de maneira concreta na qualidade das reflexões e interações sociais das comunidades envolvidas, por meio da transformação dos hábitos de convivência. No momento que a comunidade tem acesso e desfruta das dependências dos equipamentos públicos de lazer para a realização de oficinas variadas contribui para a construção de vínculos para além das oficinas, transformando-as em momentos propícios ao desenvolvimento de habilidades e oportunidades para reflexão, à luz da ética, sobre a diversidade de valores e comportamentos presentes nos grupos humanos. Portanto nesta perspectiva, consideramos o duplo aspecto do lazer: a educação para e pelo lazer (MARCELLINO, 1995). Quando aproveitamos os momentos de lazer para discutirmos valores e normas, desenvolvendo uma perspectiva crítica da realidade, estamos educando pelo lazer. Por sua vez, quando o indivíduo passa a compreender as múltiplas possibilidades de lazer de que pode usufruir, está se educando para o lazer. Isso só é possível, em um processo pedagógico amplo de discussão, diálogo e mediação.

Cidadania: O Projeto Lazer e Cidadania busca a promoção da cidadania, oferecendo espaço para a reflexão crítica e a criatividade, a fim de contribuir para a construção e a reconstrução da realidade por meio da redistribuição: das riquezas, dos saberes historicamente construídos e, consequentemente, dos acessos. Buscamos também, além do tema específico da oficina, possibilitar caminhos que proporcionem à consciência crítica, ética, política, de identidade coletiva e individual, centrando o trabalho no processo de conquista e organização da cidadania. Sendo assim o exercício da cidadania passa pela democratização do espaço público e o desenvolvimento da relação de pertencimento entre a comunidade e a instituição, estimulando a participação e a escolha de novas oficinas ressignificando os equipamentos públicos de lazer possibilitando o encontro entre o saber formal e o informal, possibilitando abrigar diversas formas de expressão e de convivência.

Inclusão social: O desenvolvimento das oficinas será realizado de tal forma que os constituirão de espaços de inclusão dos interesses, necessidades e linguagens do público atendido acolhendo às diversas formas de expressão cultural, com momentos propícios ao exercício de democracia, por meio da aprendizagem de como administrar as diferenças nas relações interpessoais e desenvolvendo oportunidades para o exercícios da solidariedade do respeito aos limites entres os próprios e os alheios proporcionando assim a inclusão social.

 

 

PÚBLICO ALVO

Pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência).

META DE ATENDIMENTO POR NÚCLEO

Serão atendidas aproximadamente 200 pessoas, as quais serão beneficiadas em oficinas dos diversos conteúdos do lazer, podendo o mesmo beneficiado participar de várias oficinas.