Programa Habitar Brasil Bid – HBB

O projeto integrado Buriti Lagoa, Santa Luzia e Imbirussu Serradinho modificou a qualidade de vida das famílias atendidas, levando moradia digna, infraestrutura básica e atendimento social

Mudando para Melhor Buriti Lagoa (2000 a 2005):

Foram investidos cerca de R$ 10 milhões em obras de infraestrutura e programas sociais como: construção de 350 unidades habitacionais, 313 regularizações fundiárias, 254 melhorias habitacionais e implantação de 48.557 metros quadrados de pavimentação asfáltica. Os recursos foram provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da União e da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (Emha).

Um projeto pioneiro que mudou a paisagem urbana de Campo Grande foi a construção do primeiro Parque Linear, o Buriti Lagoa, com 18 mil metros quadrados de extensão. O objetivo principal foi conter as invasões e destruição das margens dos córregos e promover a recuperação da mata ciliar.

parque linear depois(1)

No segmento social, foram construídos: Centro de Educação de Múltiplas Atividades (Cema), Centro Comunitário e Fábrica da Gente possibilitando assim, o atendimento total na região de 90 mil famílias. Cabe destacar o trabalho ativo da equipe técnica social que identificou e diagnosticou as famílias em situação de insalubridade, propondo ações como educação ambiental, sanitária, lideranças comunitárias e geração de emprego e renda.

crianças caminhada

Premiação – O projeto foi referência sobre ações e obras de política habitacional regional, nacional e internacional (indicado em Dubai – Emirados Árabes/2006) que possibilitaram a melhoria efetiva na qualidade de vida da população atendida. Por esta razão recebeu diversas premiações como, por exemplo, o Selo de Mérito Nacional em 2003 (ABC), Melhores Práticas em gestão local pela Caixa Econômica 2005/2006 e VI Edição do prêmio Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010, como um dos melhores projetos nos 10 anos de premiação da Caixa.

Mudando para Melhor Santa Luzia (2005-2006):

O projeto do HBB (Habitar Brasil Bid) atendeu diretamente 172 famílias, mas proporcionou uma mudança de comportamento em 40 mil pessoas da região oeste, setor Nasser, em Campo Grande. Foram identificadas ocupações irregulares com mais de 25 anos na região, levando a equipe social a definir critérios técnicos para desenvolver o trabalho social e de infraestrutura.

residencial dedé

A prioridade de atendimento ficou por conta da renda familiar, em grande parte (90% inferior a três salários mínimos), população jovem e sem capacitação profissional, ocupações com mais de cinco anos (média de 10 anos de ocupação dos moradores), conter a proliferação de ocupações e implantar medidas de saneamento básico e recuperação ambiental.

Aline

Mudando para Melhor Imbirussu Serradinho (2006-2011):

O projeto integrado teve como público alvo, 850 moradores do Jardim Aeroporto que habitavam áreas invadidas às margens dos córregos Imbirussu e Serradinho. Foram desenvolvidos três eixos de trabalho social: mobilização e fortalecimento comunitário, educação ambiental e sanitária e capacitação e incentivo à geração de renda.

Entre as benfeitorias realizadas estão: construção de Centro de Educação Infantil (Ceinf), Centro Comunitário, 850 unidades habitacionais, além de expansão e pavimentação asfáltica. O total de ações alcançou diretamente 3,4 mil pessoas e indiretamente 90 mil na região urbana do Imbirussu.

Imbirussu 2

Imbirussu

No setor social, os moradores receberam acompanhamento no decorrer de toda a programação do trabalho. Os profissionais da área técnica realizaram o fortalecimento da população, por meio da formação das comissões e grupos, ciclos de palestras, workshops em educação sanitária e ambiental, treinamento de lideranças, entre outras atividades. Além disso, foram oferecidas diversas capacitações em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Funsat) e SESI.

Geração de Renda

Obteve visibilidade nacional com premiação de Melhores Práticas da Caixa Econômica e Selo de Mérito Nacional pelo ABC, no ano de 2007. É importante destacar que o trabalho realizado em todas as regiões contou com a participação conjunta de outras secretarias municipais, entre elas: Planurb, Semadur, Seintrha, SAS, Funsat e PGM.