HISTÓRICO

O C20141117144243_4377entro de Capacitação de Recursos Humanos – CECAP, teve sua obra iniciada no ano de 1993 e finalizada em 1995, e foi criado por meio do Decreto nº 7.140, de 28 de junho de 1995 na administração do então Prefeito de Campo Grande, Juvêncio César da Fonseca.
Inaugurado no dia 29 de maio de 1995 e situado na esquina das ruas 26 de agosto e Av. Ernesto Geisel, o prédio possui uma área construída de 1350 metros, o espaço de capacitação para os servidores municipais de Campo Grande, à época, apresentava: duas bibliotecas, nove salas de aulas, um auditório com capacidade para acomodar 144 pessoas, além de outras acomodações como cozinha, depósito e outros. O financiamento da obra foi custeado graças a um convênio entre a Secretaria de Administração e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com intuito de promover a capacitação de 7.000 funcionários públicos, principalmente os professores municipais.
Um dos primeiros programas a serem desenvolvidos no Centro de Capacitação de Recursos Humanos foi o projeto “Retornando à Escola com Qualidade” que em parceria com a SEMED, realizava cursos de suplência de 1º e 2º graus para todos os servidores que necessitavam completar seus estudos e de habilitação para o exercício da função. Toda a responsabilidade da coordenação, supervisão e avaliação do curso foi realizada pela SEMED e a escrituração documental dos alunos-servidores foi inicialmente produzida pela Escola Municipal de Pré-1º e 2º graus, “Professor Alcídio Pimentel”. Nesta fase, nos seus primeiros 20 dias de funcionamento, o CECAP atendeu 370 servidores em diferentes eventos: cursos, palestras, conferências e encontros, entre outros.  A previsão era de que o espaço pudesse atender até 1.000 funcionários mensalmente.
Com o passar do tempo, de 1997 a 1999, o Cecap tornou-se o principal Centro de Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Ensino, quando ocorreu a implantação dos PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação. A formação acontecia atendendo os professores de diferentes áreas do conhecimento em diferentes períodos (matutino, vespertino e noturno) e cada sala de aula comportava um total de 30 profissionais devidamente acomodados.
Nesta mesma década (1996-2000), com a chegada e implantação dos computadores nas diferentes repartições públicas da Prefeitura, o Cecap recebe em suas instalações dois laboratórios equipados com modernos computadores e dá-se o inicio da formação dos servidores na área da informática com cursos de IPD,Word, Corel Draw, PowerPoint, Excel, possibilitando que os servidores municipais tivessem acesso e conhecimento sobre o mundo da informática.
Em meados da década de 90, o CECAP, ainda inaugura em suas dependências o CEMTE – Centro Municipal de Tecnologia Educacional, órgão responsável pela implantação e pelo uso dos computadores nas salas de informática das escolas municipais, tendo como objetivo capacitar professores para uso dos computadores como ferramenta, baseado em metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. De 1999 a 2004 o Centro Municipal de Tecnologia Educacional- CEMTE era o setor responsável pelas salas de informática nas escolas e a ele cabia o papel de acompanhar a implantação e o trabalho dos professores instrutores das salas de informática em cada escola. A partir de 2005 o CEMTE passou a coordenar também as bibliotecas escolares, a Videoteca da Secretaria e o núcleo do livro didático. A partir de 2007 o CEMTE mudou-se desse espaço e passou a desenvolver seus trabalhos nas dependências da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.
No ano de 2008, por meio do Decreto n.10.444 de 04/04/1998, a SEMAD reorganiza sua estrutura Básica organizacional e o CECAP passa então a ser ocupado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos – CDRH, vinculada diretamente a Secretaria de Administração do Município – SEMAD.
A Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos que fora implantada no CECAP era composta pelas seguintes Divisões: Escola de Governo do Município de Campo Grande; Divisão para o Desenvolvimento e Valorização de Pessoas; Divisão de Seleção e Administração de cargos.
Nesta nova fase, fica então criada a EGOV – Escola de Governo do Município de Campo Grande pelo decreto supracitado que em seu capitulo VII, Art.9º; afirma: “O Centro de Capacitação de Recursos Humanos, instituído pelo Decreto n.7.140, de 28/06/1995, passa a denominar-se Escola de Governo do Município de Campo Grande”.
O funcionamento da EGOV passa a ser detalhado por meio da resolução n. 28, de 1º de outubro de 2003, publicada no dia 2 de outubro de 2003, que aprovou o Regimento Interno do Centro de Capacitação de Recursos Humanos, conforme publicação no Diogrande n.1415. Esta resolução define como principal finalidade do CECAP: “viabilizar a Política de Desenvolvimento de Recursos Humanos”, além de definir as competências dos seus dirigentes necessárias para o cumprimento dos seus objetivos, junto aos funcionários públicos municipais.