Sífilis congênita

A sífilis congênita ocorre quando a mãe está infectada com a sífilis e transmite ao bebê durante qualquer fase da gestação. Quando a mãe está infectada e não realiza o tratamento adequado, transmite durante a gravidez uma doença grave que pode causar sérias conseqüências para a saúde do bebê, como malformação do feto ou até a morte – 40% das crianças com sífilis congênita nascem mortas.

Para evitar a transmissão da sífilis para o seu bebê, a mãe deve realizar desde o início da gravidez o teste para saber se tem sífilis. Tanto o teste quanto o tratamento, se necessário, são gratuitos na Rede Pública de Saúde. Para evitar a reinfecção, o parceiro também deve ser tratado ao mesmo tempo, caso contrário o tratamento da mãe não terá efeito.

Se você está grávida, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para fazer o pré-natal e exija o teste da sífilis. É importante considerar que a sífilis pode ser uma doença assintomática, ou seja, a pessoa pode estar infectada mesmo sem apresentar sintomas, por isso é importante que toda gestante faça o teste.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/