Hospital Dia (HD)

O Hospital Diaé uma modalidade alternativa de atendimento para pacientes que não precisam permanecer hospitalizados, mas necessitam de procedimentos de diagnóstico-terapêuticos realizados em ambiente hospitalar, como medicação assistida, biópsias punção de medula óssea, punção lombar e pequenos procedimentos cirúrgicos.

Os HD estão inseridos em ambulatórios, policlínicas de especialidades, hospitais ou estão integrados a estruturas que se caracterizam por prestar atendimento exclusivo ao portadores do HIV/aids (como Serviço de Assistência Especializada e Assistência Domiciliar Terapêutica).

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de DST e Aids, deu início à estratégia de implantação de HD no início da década de 90, quando por meio de portarias ministeriais regulamentou o funcionamento dos HD no que se refere à estrutura física, recursos humanos e atribuição de funções.

Gradativamente, constituiu-se no País uma rede de Hospitais-Dia. A assistência ofertada nos HD busca a melhoria da qualidade de vida dos pacientes; tem oferecido uma alternativa à hospitalização tradicional e se apresenta como uma possibilidade de redução de custos na assistência aos portadores do HIV/Aids.

Centro de Doenças Infecto-parasitárias
Avenida Senhor do Bonfim, s/nº – Conjunto Nova Bahia