Donovanose

É uma infecção causada por uma bactéria klebsiella granulomatis que afeta a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Ela causa úlceras e destruição da pele.

Sinais e sintomas
Os sintomas podem incluir caroços e feridas de aspecto vermelho vivo e sangramento fácil. Após a infecção, surge uma lesão na região da genitália que lentamente se desenvolve em forma de úlcera ou caroço vermelho que, progressivamente, vai danificando a pele a sua volta.

Formas de contágio
Contato direto com feridas ou úlceras durante relações sexuais com uma pessoa infectada.

Prevenção
Uso do preservativo em qualquer relação sexual, seja vaginal, oral ou anal. Porém, a prevenção só será eficaz se a área infectada estiver coberta ou protegida pela camisinha. Se houver contato com uma ferida aberta, a donovanose pode ser transmitida.

Tratamento
Pode ser tratada com antibióticos. Após terminar o tratamento, o paciente deverá retornar ao médico para certificar-se de que todas as feridas sararam e a infecção está completamente curada. É necessário evitar contato sexual até que o tratamento esteja terminado e todos os sintomas tenham desaparecido.

As pessoas que tiveram relação sexual nos últimos 60 dias com pessoa infectada devem procurar um médico, fazer exames e o tratamento.