Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT)

A Assistência Domiciliar Terapêutica aos pacientes portadores do HIV/Aids consiste em um serviço que presta atendimento em casa. A assistência compreende o acompanhamento médico e psicossocial dos pacientes por meio de equipes multidisciplinares,envolvendo a família em seus cuidados e proporcionando a humanização do atendimento e melhor qualidade de vida dos pacientes.

Conforme dados recentes de uma análise de funcionamento de alguns Serviços, a assistência prestada por estas equipes inclui atividades de caráter paliativo, ao mesmo tempo que procedimentos curativos.

Um estudo recente sobre custos de assistência aos pacientes portadores do HIV/Aids em diferentes modalidades no Brasil demonstrou a redução de custos da assistência prestada aos portadores do HIV/Aids da ADT quando comparada à hospitalização tradicional.

Os serviços de ADT estão inseridos em ambulatórios, policlínicas de especialidades, hospitais ou estão integrados a estruturas que se caracterizam por prestar atendimento exclusivo aos portadores do HIV/Aids.

A implantação destes Serviços, pelo Ministério da Saúde, deu-se no Brasil a partir de 1995 no contexto do Programa das Alternativas Assistenciais aos portadores do HIV/Aids. O incentivo baseou-se no repasse de recursos financeiros para aquisição de veículos e equipamentos e a realização de treinamentos para profissionais de saúde.