Áreas de atuação

Os serviços que o Programa oferece são desenvolvidos dentro das seguintes áreas de atuação:

ÁREA DE PREVENÇÃO – PROTEÇÃO – PROMOÇÃO

Comunicação em Saúde

• Promover a consciência e o conhecimento amplo de como as DST e HIV/Aids são transmitidas e de como as infecções podem ser evitadas;
  • Elevar o conhecimento das informações de educação sexual, proteção à vida, serviços de assistência de DST e HIV/Aids, desenvolvendo atividades de prevenção e de promoção à saúde.

Serviços de Saúde

• Ampliar o acesso ao diagnóstico, melhorar o atendimento aos portadores, e promover o conhecimento das informações sobre promoção, proteção e prevenção das DST e HIV/Aids.

Promoção de Práticas Sexuais Seguras

• Promover saúde, elevar à adesão das práticas sexuais seguras e prevenir as DST/HIV/Aids, entre os profissionais do sexo, das casas de sexo, a área central e as proximidades da rodoviária;
  • Implementar as estratégias de prevenção, fornecer informações em saúde, sensibilizar e formar multiplicadores, adotando abordagens sobre DST/HIV/Aids em populações vulneráveis;
  • Incentivar a organizações da população de GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e travestis) para contribuir com a redução da discriminação na diversidade sexual.

Promoção dos Direitos Humanos

• Contribuir com a redução de preconceitos quanto a soro positividade, apoiando iniciativas que permitam a valorização e o aumento do conhecimento sobre promoção de direitos humanos para pessoas vivendo com HIV/Aids.

ÁREA DO DIAGNÓSTICO E ASSISTÊNCIA

Atenção aos Portadores do HIV e outras Populações Vulneráveis

• Melhorar a qualidade do atendimento, garantindo tratamento e assistência para as pessoas portadores do HIV/Aids vulneráveis as infecções oportunistas;
  • Ampliar o acesso e garantir o atendimento da assistência odontológica para pessoas vivendo com Aids;
  • Promover o atendimento aos portadores de Hepatites, Sífilis e DST/HIV/Aids do Sistema Prisional.

Redução da Transmissão Vertical

• Garantir o atendimento para as gestantes da rede municipal de saúde, portadoras de doenças infecciosas, visando reduzir a transmissão vertical do HIV, Sífilis e outras DST.

Atenção aos Portadores de DST

• Atender os casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, na Rede Municipal de Saúde, conforme preconizado nos protocolos de abordagem sindrômica.

Diagnóstico e Acompanhamento de DST/Aids e Hepatites

• Aumentar o aconselhamento e a testagem do HIV/Aids, fortalecendo o Laboratório Central e o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.

ÁREA DE GESTÃO

Desenvolvimento Humano, Institucional e Parcerias

• Monitorar e avaliar as atividades do programa Municipal de DST/HIV/Aids, do município de Campo Grande-MS, melhorando a capacidade de planejamento e gerenciamento e garantindo os recursos necessários para manter uma resposta efetiva ao HIV/Aids;
  • Viabilizar a articulação e apoio para as Organizações da Sociedade Civil e Organizações Não Governamentais que desenvolvem projetos nas áreas do Programa Nacional de DST/HIV/Aids;

Desenvolvimento Científico e Tecnológico

• Promover iniciativas visando estimular a compreensão da tendência da epidemia, bem como, o melhoramento do planejamento e a definição das intervenções necessárias.