TV REME

 

Considerando o enfrentamento da pandemia de covid-19, em junho de 2020, foi implantado pela Semed, o canal 4.2. TV Reme, por meio de Termo de Cooperação com a TV Educativa, e teve como objetivo, introduzir os conteúdos e conceitos presentes no Referencial Curricular em consonância com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC.
As aulas da TV Reme atendem todas as etapas da educação básica, e são gravadas por docentes da Rede Municipal de Ensino, por meio de conteúdos articulados ao currículo da Rede Municipal de Ensino e ao livro didático, e transmitidas pelo canal 4.2, em sinal aberto. Na impossibilidade de acesso ao referido canal, todas as aulas estão disponíveis no canal da TV Reme, no Youtube, no endereço http://abre.ai/bdtn, e já conta com mais de três mil inscritos. Salientamos que a programação das aulas são postadas com até 24 horas de antecedência na página oficial da Semed e nos canais oficiais de comunicação da própria escola. Concomitante, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou o aplicativo (App) Rádio e TV Reme, com vistas a aproximar os alunos da Reme durante o período de aulas remotas. A ferramenta pode ser baixada, gratuitamente. Além disso, oferece a programação completa, para que alunos e professores, por meio de podcasts ouçam as aulas da TV Reme. O aplicativo é mais uma forma inovadora, disponível para aluno da Reme, acompanhar as aulas.
As Gravações acontecem na TV Educativa, localizada na Av. Des. Leão Neto do Carmo, s/n – Parque dos Poderes, Campo Grande – MS. Ao todo são mais de oito horas de transmissão por dia, nos períodos matutino, vespertino e noturno, contemplando 110 mil da Rede Municipal de Ensino.
Com a renovação da parceria, entre a Secretaria Municipal de Educação e a TV Educativa, para continuidade à programação da TV Reme no ano de 2021, a Divisão de Tecnologia Educacional/Ditec disponibiliza um espaço de inscrição para voluntários que tenham interesse em gravar vídeos para a TV Reme.
Nesse ambiente, conforme demanda de gravação, a equipe pedagógica curricular, da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais/Suped, selecionará os voluntários. Além disso, realizará a assessoria pedagógica, avaliação e validação do material pedagógico que será utilizado pelo ministrante.

OBJETIVO / RESULTADO FINAL

Garantir o acesso dos alunos às aulas remotas, durante o período de suspensão das aulas presenciais, por conta da pandemia Covid-19.

CRONOGRAMA

Os cronogramas de gravação acontecem, semanalmente e são disponibilizados pela Divisão de Tecnologia Educacional/Ditec.

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DA DITEC

Elaborar, disponibilizar e manter semanalmente a funcionalidade do formulário de cadastramento dos profissionais da educação com disponibilidade para gravação das aulas na TV Reme.
2. Semanalmente, com os profissionais da educação, verificar a disponibilidade para gravação das aulas para a TV Reme, e executar o agendamento para gravação dos conteúdos. – Selecionar e confirmar o grupo de profissionais da educação disponível para a gravação das aulas na TV Reme.
– Orientar os profissionais da educação acerca dos procedimentos para a gravação das aulas na TV Reme.
– Repassar aos profissionais da educação, informações pertinentes às gravações das aulas para a TV Reme.
– Dirimir possíveis questionamentos acerca das gravações das aulas para a TV Reme.
3. Semanalmente, elaborar o cronograma de gravação das aulas que serão realizadas na TV Reme, e divulgar para os grupos pertinentes, pelo WhatsApp. – Divulgar o grupo de profissionais da educação que realizarão a gravação das aulas na TV Reme, durante a semana subsequente.
– Divulgar os temas que serão abordados nas aulas da TV Reme durante as gravações
– Diminuir ou solucionar possíveis imprevistos para o dia das gravações das aulas na TV Reme.
4. Semanalmente, elaborar, disponibilizar e arquivar os termos de cessão dos profissionais da educação que farão a gravação das aulas para a TV Reme. • Garantir a idoneidade da Secretaria Municipal de Educação/Semed acerca dos direitos autorais recorrentes de cada profissional da educação que se disponibilizou a executar a gravação das aulas para a TV Reme.
5. Semanalmente, editar/formatar a grade de programação das aulas da TV Reme.
– A fim de facilitar a confecção dos banners de divulgação das aulas da TV Reme que irão ao ar na semana subsequente, organizar, editar e formatar o material recebido.
6. Semanalmente, executar a correção da grade de programação das aulas da TV Reme.
– Dirimir possíveis equívocos da língua portuguesa no material recebido para construção da grade das aulas da TV Reme. 7. Assegurar o cadastramento dos voluntários com disponibilidade para efetuar gravação de vídeos para a TV Reme.

PÚBLICO

110 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme).
Todo e qualquer profissional da Educação que tenha interesse em atuar, de forma voluntária, para gravação de vídeos para a TV Reme.

ADESÃO

Todos os participantes do quadro da Rede Municipal de Ensino, ou fora dele, que tiverem interesse em atuar, de maneira voluntária, para a gravação de vídeos na TV Reme, deverão realizar seus cadastros iniciais no endereço: <http://bit.ly/tvreme-insc-grav-vídeos>.

ENDEREÇOS VIRTUAIS PARA MAIS INFORMAÇÕES

Site da TV Reme:
http://www.campogrande.ms.gov.br/ditec/tv-reme/

Site da Ditec:
http://www.campogrande.ms.gov.br/ditec/

TV Reme – Canal no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCsC4oAnt5rZiGAEKYLAYBog

TÉCNICOS RESPONSÁVEIS

Stiélic Leão Prestes

CONTATO – DITEC

2020-3857
2020-3859

TV REME

Diretor João Robson Oliveira de Souza

Amadeu Antonio Darui

Cláudio Luiz Maia Almeida

Douglas

Janei Venancio Santos da Silva

Juliano Ferreira Franco

Márcio Luiz de Abreu

Waldir Manoel da Silva

CONTATO – TV REME

3318-3859