Educação Conectada

APRESENTAÇÃO

No ano de 2017, o MEC implantou o Programa “Educação Conectada”, o qual substitui o Programa Nacional de Tecnologia Educacional-Proinfo Integrado. O projeto foi planejado para ser desenvolvido de 2017 a 2024, de forma a contemplar, gradualmente escolas urbanas e rurais, em três grandes fases: Indução, Expansão e sustentabilidade.
Este programa articula-se com as diretrizes, metas e estratégias desenvolvidas para o Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido para o período de 2014 a 2024, aprovado pela Lei no. 13.005/20145. Foram consideradas, principalmente as metas que contemplassem, entre suas estratégias, o tema da inserção de tecnologia nas salas de aula, além de considerar a 5ª competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece: “Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas”.

OBJETIVO

Apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

CRONOGRAMA

A adesão e o planejamento serão realizados todos os anos, conforme a liberação do Mec.
Portanto, os contratos de serviços serão renovados sempre de um ano para outro, de modo que os recursos financeiros serão repassados, de acordo com o planejamento do plano de aplicação financeira- PAF e autorização do Mec.

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DA DITEC

Orientar e subsidiar as escolas na adesão e planejamento para aquisição da internet e recursos de infraestrutura, conforme as necessidades das escolas. Observar as datas de abertura do sistema PDDE interativo para adesão e monitoramento, e informar as escolas por meio de comunicação circular e telefone sobre os prazos determinados pelo MEC, para a efetivação de solicitação de apoio do programa. Realizar levantamento das escolas que receberão internet do programa Ed. Conectada, bem como aquelas que não preencheram todas as etapas para concluir a adesão. Participar de formações oferecidas pelo MEC, quanto ao monitoramento do programa nas escolas.

PÚBLICO

Escolas Municipais Urbanas e Rurais.

ADESÃO

Para a escola solicitar o programa deverá realizar os seguintes passos: O diretor deverá acessar o endereço: http://pddeinterativo.mec.gov.br/ e inserir o seu login e senha, em seguida clicar na aba ” Educação Conectada”, escolher o ano correspondente e aderir ao programa. Posteriormente, deverá proceder ao plano de aplicação financeira, e por último salvar as alterações. Observação: Os dados de login e senha são, exclusivamente de responsabilidade dos gestores.

Clique aqui para saber o passo a passo.
http://educacaoconectada.mec.gov.br/images/pdf/pdde_edu_conectada_2.pdf
Após a realização da adesão e do PAF, a escola aguardará a análise do MEC para a liberação do recurso.
Após o recebimento e aplicação do recurso, a escola realizará o preenchimento do monitoramento no site do PDDE interativo – aba- educação conectada.

PARCERIAS

  • Centro de Inovação para a Educação Brasileira

  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

  • Conselho Nacional de Secretários de Educação

  • União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

ENDEREÇOS VIRTUAIS PARA MAIS INFORMAÇÕES

http://educacaoconectada.mec.gov.br

MANUAIS DO PROGRAMA

TÉCNICOS RESPONSÁVEIS

  • Alana Bardella

  • Gislaine Sartório Andrade

  • Reginaldo Luiz

  • Stiélic Leão Prestes Nobre

CONTATO

2020-3857