Iniciação à Robótica Educacional de Baixo Custo

Bom dia Pessoal!!!

Mais um evento da Divisão de Tecnologia Educacional para as escolas da REME/SEMED. NÃO PERCAM!!!

PROJETO INICIAÇÃO À ROBÓTICA EDUCACIONAL DE BAIXO CUSTO

Conforme CI nº 282, retificada pela CI nº 285, a Divisão de Tecnologia Educacional, sob orientação dos Técnicos Lourenço Ezídio de Melo e Roberto Luís Dambros realizará o projeto Iniciação à Robótica Educacional de Baixo Custo, a fim de implementar o desenvolvimento de atividades de iniciação à Robótica Educacional de Baixo Custo nas Unidades Escolares da REME. Neste primeiro momento será desenvolvido uma metodologia onde será necessário apenas a utilização de materiais reciclados para sua execução. No segundo semestre a proposta dará continuidade aos trabalhos e  necessário a aquisição de kits educacionais de robótica.

A primeira parte do projeto será desenvolvida em cinco encontros obrigatórios, conforme datas, horário e local a baixo:

DATAHORALOCAL
22/05 (Quarta-feira)18:15 às 20:30CEFOR: Sala 1
28/05 (Terça-feira)18:15 às 21:00CEFOR: Sala 5
31/05  (Sexta-feira)13:30 às 16:30E.M. Prof. Licurgo de Oliveira Bastos
07/06  (Sexta-feira)13:30 às 16:30E.M. Prof. Licurgo de Oliveira Bastos
11/06 (Terça-feira)18:15 às 21:00CEFOR: Sala 1

A Robótica é considerada como uma das novas tecnologias a serviço do processo educativo, fomenta a criatividade dos alunos por meio de situações desafiadoras que promovem o desenvolvimento de habilidades e a construção de conhecimentos nas diversas áreas do saber. É uma ciência multidisciplinar e transdisciplinar, em que são aplicados conhecimentos diversos, que vão desde a microeletrônica (peças eletrônicas do robô), até noções de computação (softwares) e de lógica de programação, engenharia mecânica (projeto de artefatos mecânicos do robô), física cinemática (movimentos e articulações do robô), matemática, inteligência artificial, entre outros saberes.

Na área educacional a Robótica vai além da aplicação desses conhecimentos técnico-científicos. Pois, alia-se ao desenvolvimento prático de habilidades pessoais e competências sócio emocionais como: organização, raciocínio lógico, cooperativismo, senso de liderança, perseverança, resiliência e criatividade na resolução de problemas.

Sendo assim, o projeto assume a importância de integrar e sistematizar estes conceitos  a fim de favorecer a interdisciplinaridade, impulsionar a integração de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física, ciências, história, geografia, artes etc.

O projeto será desenvolvido com as vinte primeiras escolas inscritas que deverá indicar um representante obrigatório e mais dois opcional.  O Link para as  inscrições estará disponível a partir do dia 13/05/2019 às 7h35min e se encerra no dia 14/05/2019 no site https://sites.google.com/view/roboticaditec.

Para maiores informações entrar em contato pelo telefone n. 3314-3800 ramal n. 3857, falar com Lourenço ou Roberto Dambros, na Divisão de Tecnologia Educacional DITEC/SEMED.

PS: Aqueles que não conseguirem realizar sua inscrição neste primeiro momento poderá concorrer a novas inscrições no próximo semestre.

Divulgação 1000 pixels