Iniciação à lógica de Programação

“Vamos Programar?”

O mundo passa por constante transformação e nesta busca tecnológica  as crianças podem obter muitos benefícios ao aprender Lógica de Programação. “Aprender a escrever programas estende sua mente, e ajuda a pensar melhor, cria uma maneira de pensar sobre coisas que eu acho que são uteis em todas as áreas” (Bill Gates) (br.code.org, 2014)

Traçando este percurso, a Base Nacional Comum Curricular, BNCC no CAPÍTULO IV NO ENSINO FUNDAMENTAL, item II. Matemática, descreve que:

f. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas e dados); então, integrar a lógica de programação no ensino básico auxilia na resolução de problemas de forma estruturada e racional. Sendo relevante desenvolver nos estudantes competências para a programação. A ação de programar envolve várias habilidades, pois requer que alunos desenvolvam soluções para os problemas.

 

Nesta perspectiva a DITEC disponibilizará para os candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para Coordenador Pedagógico de Tecnologia e Inovação a oficina: Iniciação à lógica de Programação, ministrada pelos técnicos: Ana Lúcia Siqueira de Souza Cola e Heitor Batistela Zunta.

Não perca esta oportunidade, o curso será de grande valia para sua atuação no ambiente escolar.