Campo Grande celebra mais um ano de vida. A Cidade Morena, desbravada pelos mineiros que fundaram o “Arraial de Santo Antônio de Campo Grande”, é uma terra miscigenada, que acolheu povos de diferentes nacionalidades e brasileiros de vários estados. Em pouco mais de um século de nascimento, transformou-se em uma pujante Capital brasileira, que chega a quase 1 milhão de habitantes com muitos motivos para comemorar.

Nossa jovem centenária está perto de completar 120 anos e se prepara para o futuro em um verdadeiro canteiro de obras que ficarão marcadas para as próximas gerações.  Os investimentos da atual gestão foram esperados há anos pela população, que sofria na poeira e no barro; dos comerciantes que viam seus lucros caírem dia a dia, com um Centro sem atrativo; ou pelos moradores que temiam que as águas do Rio Anhanduí invadissem suas casas ou até mesmo fossem engolidas pela erosão que já chegava ao asfalto.

DJI_0145-2

O empenho da atual gestão ultrapassa a crise financeira enfrentada pelo País inteiro. Com planejamento, criatividade, parcerias e competência, a Prefeitura de Campo Grande vem mudando a cara da nossa cidade, investindo em obras que impactam diretamente na vida da população, marcando uma nova época para a nossa Capital.

Um Centro novo, transformado, com wi-fi, acessibilidade, investindo no pedestre, como fazem as grandes cidades pelo mundo. Animados, consumidores levam a família para as compras, sem o trompa-trompa das calçadas estreitas. O otimismo é tanto, que antes mesmo do término da obra, com a retirada dos fios e paisagismo, eles já pedem que as lojas abram até mais tarde, assim como nos shoppings.

Reviva 14 Noite_foto_Diogo Gonçalves (13) (Copy)

O Reviva Campo Grande é um projeto de requalificação que inclui acessibilidade, paisagismo e mobiliário urbano. As ações promovem a requalificação, incentivando a ocupação do espaço urbano, diante da melhoria da infraestrutura, fortalecendo a capacidade de planejamento e mobilidade. A nova 14 de Julho receberá 180 árvores, todas com cerca de cinco metros de altura, espaçadas, coloridas e alegres. Com elas e o novo paisagismo, a temperatura ficará mais amena, trazendo conforto aos pedestres.

A Prefeitura está mudando a cara do Centro, mas não esqueceu os bairros da nossa cidade. A atual administração realizou o sonho da vida nova com o asfalto esperado há 30 anos nos bairros Nova Lima e Jardim Anache. Os gestores e técnicos da prefeitura têm buscado incessantemente em Brasília, recursos para resolver problemas antigos. Esta persistência, aliada a credibilidade reconquistada, tem gerado conquistas como os R$ 65 milhões de investimentos para as sete regiões da cidade, lançado recentemente.

IMG_1747
Recapeamento Avenida Assaf Trad

Com o investimento, a prefeitura garantirá o recapeamento de 28,2 quilômetros de vias; pavimentação dos bairros Ramez Tebet e Residencial Barra da Tijuca; construção de duas escolas (Parati e Vila Natalia) e duas Unidades Básicas de Saúde da Família (Santa Emília e Jardim das Perdizes), 36 obras nos equipamentos esportivos de Campo Grande, incluindo reforma no Guanandizão,  Parque Ayrton Senna, Parque Jacques da Luz e Elias Gadia.

O pacote de obras prevê o recapeamento de 21 vias estratégicas do sistema viário para dar fluidez ao trânsito,  como as avenidas Filinto Muller, Raquel de Queiros (no Aero Rancho), Três Barras, Rodolfo José Pinho. Na região urbana do Lagoa, por exemplo,  estão programados 7,5 km de recapeamento, beneficiando, por exemplo, a Avenida Marinha (principal via de acesso à Coophavila 2; a Rua  Manoel de Moraes, e seu prolongamento, a Souto Maior, que atravessa o Bairro Tijuca.

Na região do Anhanduizinho, serão feitos 4,6 km de recapeamento, contemplando a Avenida Rachel de Queiroz, que atravessa o Aero Racho, ligando a Avenida Gunter Hans com a Rua da Divisão  e a Rua Francisco dos Anjos, acesso ao bairro Pioneiro pela Avenida Filinto Muller.  Na região urbana do Bandeira, será refeito o asfalto de seis vias, numa extensão de 8,750 km,  No centro, mais 5,6 de recapeamento e na região do Prosa, 1,7 km.

Outra frente de pavimentação beneficia o Bairro Tijuca, abrangendo trechos das ruas Visconde de Suassuna; Tabira; Alfredo Lisboa; Visconde de Boa Vista; Bartolomeu Mitre e Severino Pinheiro no Residencial Barra da Tijuca, no Bairro Tijuca. Serão  executados 460 metros de drenagem e  2,1km de pavimentação.

Está  prevista a pavimentação nas ruas Almiro Rocha, Antônio Nelson da Silva (até a Rua dos Topógrafos), Claudio Coutinho, Altos do Indaiá, Natalie Wood e Campina Nova até a Rua Campo Nobre. Serão 10.280,20  quadrados de pavimentação e 551 metros de drenagem.

Na saúde, novas unidades básicas estão sendo entregues para comemorar o aniversário da cidade, mas nos dois primeiros anos, quatro unidades que estavam travadas há mais de quatro anos, foram entregues à população: Sírio Libanês; Vila Cox; Oliveira e Azaleia.

IMG_5357

Nas unidades existentes, uma mudança que chamou atenção até da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS). As clínicas da família vão mudando o atendimento. Já são três unidades que prestam atendimento diferenciado.

Inaugurada em agosto do ano passado, a primeira  Clínica da Família de Campo Grande, no Bairro Nova Lima, foi considerada um divisor de águas para a saúde pública do Município.

A eficiência na assistência, consequentemente, revelou um aumento no número de atendimentos com maior resolutividade, o que significa uma quantidade menor de pacientes que precisaram ser encaminhados para outras unidades. Este resultado positivo é consagrado em números, quando comparado o período anterior e posterior à implantação.

Quando analisado a quantidade total de atendimentos, o aumento foi de 52%, passando de 12.687 para 19.292. Este aumento também é perceptível nas consultas médicas, que cresceram 30%, saltando de 3573 procedimentos, entre março e junho, para 4623, entre setembro de dezembro.

7Z2A0849 (Copy)

O planejamento da Prefeitura já chama atenção dos investidores. Os grandes eventos voltaram à nossa Capital. Após três anos, Campo Grande voltou a receber uma prova da Stock Car, que teve corrida agora em agosto, comemorando o aniversário de Campo Grande. O Autódromo Internacional está novamente em condições para receber eventos de automobilismo com adequações na pista, revestimento primário e desobstrução da pista lateral de acesso, conforme recomendação da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Quebrando a hegemonia de outras capitais, pela primeira vez, em 26 anos, Campo Grande se torna o grande ponto de partida do Rally dos Sertões. Contemporânea, urbana e, ao mesmo tempo, repleta de natureza, a Capital de Mato Grosso do Sul foi escolhida para largada de uma das principais competições Off Road do mundo.

7Z2A6475 (Copy)

Campo Grande está usando todo o seu potencial, preservando a natureza, que chama atenção dos visitantes, mas trazendo o público, com grandes eventos. Os Jogos Radicais Urbanos chegam à terceira edição com provas de Stand Up Paddle na Lagoa Itatiaia, o Mountain Bike no Parque Sóter e a Corrida de Trilha nos altos da Avenida Afonso Pena, passando pelos parques, Estadual do Prosa e Nações Indígenas.

IMG_4160Na habitação, mais de 600 unidades entregues e duas mil famílias já podem dizer que em breve conquistarão o sonho da casa própria. E agora, um processo mais justo e transparente que se tornou lei, dá a nova diretriz na política habitacional de Campo Grande: agora, a destinação das casas e apartamentos populares construídos pela Empresa Municipal de Habitação (Emha) é por meio de sorteio público, sempre acompanhado pelos órgãos de fiscalização e controle.

Além disso, um jeito pioneiro de trazer dignidade. Famílias que antes se abrigavam embaixo de lonas e colocavam seus pertences em cima de mesa para fugir da lama e da chuva, hoje comemoram o sonho da casa própria.

IMG_9516

São os próprios moradores do Bom Retiro que se especializaram, ganham salário e em mutirão, podem dizer que construíram o sonho de ter uma casa com as próprias mãos, conquistando um lar e uma profissão, que garantirá também o sustento da família.

Contudo, uma Capital que já vislumbra ares de metrópole, não é constituída somente de obras físicas. Atenção, proteção e acolhimento para aqueles cidadãos mais vulneráveis faz parte de uma gestão humanizada que desde o início se preocupa em garantir qualidade de vida com acesso aos serviços e programas sociais que a prefeitura oferece.

No mês em que Campo Grande faz aniversário, se registra as mais baixas temperaturas de acordo com os institutos meteorológicos.

7Z2A5241 (Copy)

O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, já entregou aproximadamente 10 mil cobertores neste ano para aquecer famílias carentes da Capital em uma campanha que deve atender mais de 30 mil famílias em 2019. O Fundo de Apoio à Comunidade realiza ações e desenvolve programas e projetos dirigidos prioritariamente às pessoas que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

O FAC atua como um catalisador de doações durante todo o ano, recebendo roupas, calçados, alimentos não perecíveis, móveis e eletrodomésticos. O Fundo promove cursos de capacitação e oficinas que visam geração de renda e inclusão no mercado de trabalho.

Hoje, Campo Grande vive um verdadeiro marco com a instituição da lei que organiza a Assistência Social sob a forma do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Carta de Serviços dos Usuários do SUAS. Uma conquista que beneficia toda população perante o enfrentamento à pobreza, trazendo melhorias constantes a qualidade de vida para a nossa cidade.

Em julho de 2017, a Prefeitura repactuou junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (atual Ministério da Cidadania), a execução do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho- que através da SAS ofertou ações de mediação do acesso ao mercado de trabalho para 3.400 pessoas até julho deste ano. O objetivo do Programa é  orientar os usuários da Política de Assistência Social promovendo estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza.

Nesses dois anos e oito meses, o avanço social em Campo Grande é traduzido com a diminuição de beneficiários do Programa Bolsa Família; pela implantação de dois novos Conselhos Tutelares; implementação de duas residências inclusivas, com novas casas mais confortáveis para acolhimento de pessoas com deficiência.

IMG_3598 (Copy)

Com a implementação da Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – Unidade I – se desenvolve aquele que é considerado a ‘menina dos olhos’ da política assistencial desta gestão, o ‘Programa Criança Feliz’, tornando-se destaque nacional sendo reconhecido por representantes do Ministério da Cidadania, que estiveram na cidade para conhecer a metodologia aplicada por meio do Programa nesta unidade que acolhe bebês de 0 a 3 anos e onze meses.

IMG_3448

Prestação de atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência. Pioneira no país, o trabalho desenvolvido na Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande se consolida como referência nacional sempre recebendo autoridades e lideranças do segmento de vários estados e agora, ganha destaque internacional com a visita de uma professora da University York do Canadá e de uma comitiva de estudantes da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, onde irão desenvolver nos seus locais de atuação, as ideias e soluções na proteção das mulheres vítimas de violência que aqui aprenderam.

Uma cidade próspera se constrói oferecendo segurança pública efetiva para seus cidadãos. Campo Grande é considerada a segunda capital brasileira menos violenta do país, aponta o Atlas da Violência 2019, divulgado no início de agosto. A Capital sul-mato-grossense apresentou em 2017, taxa estimada de homicídios em 18,8 a cada 100 mil habitantes, atrás apenas de São Paulo, que trouxe 13,2 homicídios a cada 100 mil.

IMG_3067

A atual gestão tem investido na segurança pública de Campo Grande com fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana. Foram investidos R$ 2,7 milhões em equipamentos de proteção individual, pistola de condutividade elétrica, coletes balísticos, além de veículos e motocicletas. Campo Grande conta hoje com 422 guardas civis metropolitanos capacitados pelo curso de armamento letal e tiro, aptos para atuar na segurança pública. Com isso, a população ganha um reforço nas operações e patrulhamento realizados nas ruas da Capital.

E não há como pensar um futuro de uma cidade sem preparar nossos jovens para os desafios de uma sociedade moderna e tecnológica. Por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude foi criado o programa Levanta Juventude. Com repercussão nacional, o programa já realizou a capacitação profissional de mais de 6.000 jovens, de 15 a 29 anos. Outro programa inédito, o Telecentro 2.0 oferece novos cursos que completam a formação técnica e intelectual que já capacitou mais 1.700 jovens em dois anos. Também são disponibilizadas 1000 vagas aos jovens que participam do Aulão Preparatório para o ENEM, realizado todos os sábado no auditório da Uniderp e convidados que estão em reta final na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

400A1485

Para uma cidade conquistar credibilidade junto à população e órgãos de fiscalização, além de captar recursos, é preciso ter e investir em transparência. Segundo o Ministério Transparência e Controladoria-Geral da União, Campo Grande está entre as quatro capitais mais transparentes do país. Saiu de nota 7,63 em 2017 para 9,64 no atual gestão. Dados da Rede de controle, composta por CGU e MPF, avaliaram nossa cidade, que antes era 8,7, como nota 10 em transparência.

E falando em transparência, desta vez, a tecnologia usada em favor da sociedade permitirá que os cidadãos campo-grandenses tenham acesso direto às informações das obras executadas, por meio do Portal + Obras. O objetivo é oferecer à população acesso fácil e rápido a informações relativas às obras que estão sendo executadas, mostrando um cronograma de evolução, as datas de início e prazo para conclusão, os valores totais e o que já foi gasto, além de documentos que são de interesse público como os contratos. O cidadão ainda poderá visualizar fotos do andamento físico da obra.

7Z2A1683 (Copy)

Campo Grande não fica atrás dos grandes centros e cada vez mais acompanha os avanços tecnológicos. A Prefeitura Municipal vai oferecer novos pontos de internet livre para o cidadão. A partir deste mês, o Conecta Campo Grande, projeto da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), expande sua área de cobertura nos Centros Regionais de Saúde (CRS), Clínicas da Família e nas demais Unidades de Pronto Atendimento (UPA). São ações que consolidam a capital sul-mato-grossense como uma cidade inteligente.

Nesse período de gestão, em tempos de uma economia que se mantém em estado de atenção, dá pra dizer que muito foi feito com o pouco, e sim, hoje Campo Grande temos muitos motivos para celebrar. Por todo este trabalho, executado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande,  o poder, prosperidade e altruísmo, lemas de nossa bandeira, soma-se ao orgulho e a confiança dos campo-grandenses, felizes nesta morena que hoje completa 120 anos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE