Dia 23 de Setembro foi lançado o projeto SAS em Superação. Um projeto idealizado pela vice-prefeita Adriane Lopes em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que visa fortalecer os vínculos institucionais internos entre funcionários, proporcionando a humanização e o contato dos mesmos, com as unidades da Secretaria e seus usuários.

IMG_8184_1Na primeira etapa do projeto, serão visitadas 10 unidades, uma por mês. Sendo assim, SAS em Superação iniciou-se pela Unidade de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes Unidade – IV, da Proteção Especial de Alta Complexidade. A UAI – Unidade IV atende crianças e adolescentes de 12 a 17 anos e 11 meses.

No local foi realizado um mutirão, onde os funcionários participaram de atividades de organização e melhorias dos espaços internos  para contribuir com a qualidade de vida dos adolescentes. Em contrapartida, estando todos em contato fora da rotina comum do dia a dia, criaram-se vínculos e fortaleceu-se ainda mais a responsabilidade social de todos os envolvidos.

Foram realizados trabalhos de pintura, de elétrica, de jardinagem, troca de vidros, instalação de cortinas entre outros.

“O objetivo desse projeto é a humanização das relações, integração dos funcionários e tornar conhecida cada unidade, fortalecendo os vínculos e dando dignidade aos usuários e funcionários da Secretaria”, disse a vice-prefeita Adriane Lopes.

Os adolescentes estiveram presentes com a equipe no período da manhã até o horário do almoço, onde todos puderam trocar ideias e experiências. No período da tarde, fizeram um passeio no Parque das Nações Indígenas.

IMG_8171Conforme Luiz Carlos Gonçalez, assessor jurídico da SAS, foi um privilégio participar do programa. “Eu me senti privilegiado ao pintar aquelas paredes, porque os adolescentes têm o atendimento, o amparo legal, o amparo social, mas no geral não tem um contato afetivo com as pessoas. Então acho que foi bom para eles e para nós, que estamos aqui na parte burocrática e de agora em diante, quando estiver com minhas demandas diárias eu certamente terei um olhar diferente, muito mais sensível, foi muito positivo”, relatou.

“SAS em Superação é um projeto que veio para trazer a integração, a união entre as pessoas e colocar realmente em prática a missão que temos nessa Secretaria, que é o cuidar, o zelo pelo outro. Um funcionário, por exemplo, da parte administrativa, quando sai da sua rotina de trabalho e conhece uma unidade, pode experienciar de fato o que se faz aqui, que é lidar com pessoas e não com papéis, e isso é muito importante,” disse José Mario Antunes, secretário Municipal de Assistência Social. “Além de ser uma grande oportunidade de integração entre os servidores,” complementou.

A ação contou com a participação de 40 servidores da SAS, com a parceria do Secretario Luis Fernando Buinain da SEDESC, e com a contribuição de um engenheiro eletricista e um empresário da área de construção civil e suas respectivas equipes.