A vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, acompanhada da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e da secretária-adjunta de Educação, Soraia Campos, visitaram na última sexta-feira (25) a escola do campo 8 de Dezembro, localizada na região do distrito de Anhanduí, distante 120 quilômetros da Capital.

Na companhia da superintendente de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, e de técnicos da Semed, elas também visitaram  as duas extensões da escola: a unidade Professora Onira Santos Rosa, situada na fazenda Cambaúva, entre os rios Anhanduí e IMG_4950Anhanduizinho; e a unidade localizada na fazenda Carnaúba, na região do rio Lontra. Juntas, as três unidades atendem 220 crianças.

A pedido da comunidade local, além de verificar a estrutura das escolas, a equipe também foi até a divisa de Ribas do Rio Pardo, extremo sul do município de Campo Grande, onde está localizada a extensão Carnaúba, para constatar a situação das estradas que dão acesso a esta extensão, distante 190 quilômetros da Capital.

A primeira parada do grupo foi, inclusive, na extensão Carnaúba, que funciona em uma casa cedida pelo proprietário da fazenda, Haroldo Luizari. Durante a reunião com os pais, a secretária Elza Fernandes pontuou que a Semed tem acompanhado, desde o ano passado, as reivindicações e a situação de todas as unidades rurais, para elaborar um plano de ação.

No local, a secretária de Educação explicou que será construído um novo espaço para abrigar os alunos, já que o proprietário da fazenda solicitou a devolução da casa onde a extensão funciona. Para isso, ele já cedeu uma nova área dentro da fazenda. “Somos parceiros de vocês e vamos ajudar no que for preciso. Queremos fazer parte desta força-tarefa. O importante é essa parceria”, disse o produtor rural durante a reunião.

Segundo a secretária, serão construídas duas salas de aula, cozinha e alojamento para professores. A unidade atende alunos do 1º ao 5º ano, em turmas multisseriadas. As aulas acontecem no período matutino e as crianças recebem o café da manhã e o almoço.

“Faremos um projeto já com o orçamento para ser apresentado na próxima reunião e vamos estudar uma parceria com os produtores rurais da região para a construção deste prédio. Fiquei satisfeita porque os proprietários da fazenda são muito solícitos”, ressaltou a titular da Semed.IMG_5156

A superintendente de Gestão e Normas adiantou que, após a conclusão do projeto, será feito um estudo para criar uma turma de alunos do 6º ao 9º, também uma reivindicação da comunidade. Hoje quem atende esta demanda é a rede municipal de ensino de Nova Alvorada do Sul. “É um desgaste muito grande para essas crianças e hoje já temos 12 alunos que poderiam ser beneficiados”, explicou Alelis.

Outro pedido da comunidade foi quanto a melhoria das estradas que levam à unidade. Nesse caso, a vice-prefeita Adriane Lopes se comprometeu em ajudar, solicitando a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), o cascalhamento nas vias para facilitar a chegada do transporte escolar.

A professora que atende a extensão Carnaúba, Margarida Aparecida Xavier, disse que ficou feliz com a visita da equipe da Semed e da vice-prefeita. “Foi ótimo elas virem conhecer pessoalmente o local. Isso mostra que elas têm a Educação como uma das prioridades da gestão”, afirmou.

A dona-de-casa Maria Aparecida da Silva dos Reis, mãe da aluna Letícia dos Reis, do 2º ano, gostou de conhecer a vice-prefeita e a secretária de Educação. “Elas mostraram que têm um carinho especial com as crianças. Gosto do ensino oferecido aqui. Não faltam merenda nem uniforme, que é de qualidade. Minha filha tem um desenvolvimento excelente aqui e vai ficar ainda melhor quando construírem esse novo espaço. Ficamos animados porque podemos ver que agora os benefícios serão feitos mesmo”, destacou.

Pedidos acolhidos

Já na extensão Professora Onira Santos Rosa, na fazenda Cambaúva, funcionam quatro turmas, também multisseriadas, que atendem 64 alunos do 1º ao 9º ano, que estudam no período matutino. Para atender os vários níveis de aprendizagem na mesma sala, os professores trabalham com planejamentos diferenciados.

IMG_5064A unidade conta com biblioteca, quatro salas de aula, alojamentos para professores, duas cozinhas e refeitório. Os alunos também recebem café da manhã e almoço.

Para esta extensão, a secretária Elza Fernandes informou que está prevista uma reforma no telhado e na estrutura da varanda, além da pintura nos alojamentos. Ao conversar com os alunos, a secretária afirmou que a equipe da Semed, com o apoio da vice-prefeita, está empenhada em oferecer a melhor estrutura. “Queremos oferecer o melhor suporte para o estudo de vocês porque a educação é o maior bem que podemos conquistar”, disse.

A estudante do 7º ano, Faiene Pereira Cesar, de 13 anos, conta que segue à risca o conselho da secretária. Apesar de ainda não ter definido a profissão, ela não esconde a paixão pela leitura e escrita. “Adoro fazer poesias e aqui temos uma educação rica e professores que fazem a gente entender bem a matéria. Vim da escola Isauro Bento (também localizada na área rural) e não tive dificuldade em aprender aqui”, afirmou.

A coordenadora pedagógica Silvia Almeida de Araújo pontuou que a Semed tem recebido todas as reivindicações da unidade. “Ficamos muito felizes com esta visita. É a primeira gestão que realmente está colocando o pé na estrada para ver de perto nossa realidade. Já no ano passado recebemos a visita de técnicos da Semed, para avaliar a nossa estrutura e verificar os reparos necessários”, revelou.

Empenho e parcerias

A última parada da equipe foi na escola 8 de Dezembro, responsável pelas duas extensões. Reunidos na quadra esportiva da unidade, a secretária de Educação e a vice-prefeita explicaram aos alunos o motivo das visitas e destacaram a importância da participação da comunidade.

“Estamos acompanhando as reivindicações das escolas do campo com muito carinho e decidimos fazer estas visitas porque precisamos conhecer a IMG_5158realidade de perto. Estamos determinados a prestar o melhor atendimento, por isso queremos ouvir vocês e suas famílias sobre as necessidades das escolas”, destacou a secretária Elza.

O diretor da escola 8 de Dezembro e também responsável pelas duas extensões, Marcio José Martins Ferreira, afirmou que a visita às unidades foi inédita, pois, segundo ele, as demais gestões limitavam-se a ir apenas até a Escola Municipal 8 de Dezembro.

“É uma demonstração de compromisso com a educação. Conhecer a nossa realidade por um dia demonstra esse empenho em intervir junto aos órgãos competentes, que também podem ser parceiros e ajudar nas melhorias”, afirmou Ferreira.

A vice-prefeita Adriane Lopes ressaltou a necessidade da parceria com as comunidades escolares. “Vim ouvir vocês para levar ao prefeito as reivindicações. Vamos nos empenhar para melhorar a estrutura das unidades junto com a parceria que temos com a Semed. Nosso objetivo é ter um olhar diferenciado sobre a Educação e, buscar estas melhorias é fundamental. Fiquei muito feliz com a recepção e em ver o quanto vocês acreditam na nossa gestão”, concluiu.