Alunos da Escola Municipal José Dorilêo de Pina, no bairro Universitário, vencedores do concurso De Olho no Óleo promovido pela Águas Guariroba, participaram, hoje (29) pela manhã, de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA). A gincana para arrecadação de óleo já utilizado recebeu ao todo 126 litros, sendo a turma do 6º ano a que mais arrecadou, somando 35 litros. A competição aconteceu de 26 de outubro a 7 de novembro entre o 1º e 9º ano.

Durante a visitação, os 33 alunos da turma vencedora tiveram a oportunidade de ver como é feito o tratamento da água que abastece Campo Grande e complementar o que já haviam aprendido em sala de aula. Para Cláudia Mara de Sá, professora de Ciências, possibilitou que o conteúdo teórico fosse melhor fixado pelos estudantes. “ No laboratório da escola, eles fizeram experiências sobre a decantação da água e agora, puderam ver o que acontece, que é uma coisa real”, explica. Para Letícia Souza Ayala, 11, o passeio serviu para reforçar o aprendizado. “A gente aprendeu mais ainda”, diz a aluna.

De acordo com a professora, quando se fala em meio ambiente, é preciso pensar tudo que está ligado à preservação. Nesse sentido, “a gincana mobilizou os alunos e eles perceberam que tudo está envolvido: óleo, lixo e água”, diz Cláudia. Matheus Barbosa,11, achou que a competição “foi uma forma divertida de saber o que o óleo faz ao meio ambiente”. Na ETA, o que mais lhe chamou a atenção foi a linha do tempo, um histórico sobre o processo de tratamento da água na Capital.

Campanha

A gincana De Olho no Óleo estimula estudantes a realizarem a coleta seletiva e reciclagem de óleo usado, com o objetivo de evitar os danos ambientais provocados pelo descarte inadequado do resíduo e, também, os prejuízos ao sistema de esgotamento sanitário da cidade.