A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) começa a imunizar a partir desta terça-feira (02) contra a Gripe toda a população que integra os chamados grupos de risco elencados pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinados idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas, integrantes do sistema prisional e professores do ensino regular.

Na Capital, a campanha teve inicio no dia 18 de abril, com a imunização dos profissionais de saúde e crianças menores de 2 anos.  A partir do dia 24 foram incluídas gestantes, puérperas e também criança até  5 anos de idade.  Todos os contemplados pelo Ministério da Saúde continuam sendo imunizados  até o dia 26 de maio – data prevista para o encerramento da campanha.

Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI.

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do MS, que não irá disponibilizar doses extras. Além disso, para cada semana que antecede o Dia D – 13 de maio, as doses são específicas para a população estabelecida no cronograma.

Na página oficial da Sesau (www.campogrande.ms.gov.br/sesau) há na barra de menus um campo específico denominado “Influenza 2017” e nesta aba é possível ter informações como: Quem deve se vacinar?; Documentos exigidos; Cronograma de Vacinação; Locais de Vacinação; Dia D – 13 de maio; e, Informativos.