Cada unidade recebeu cinco caixas de papel contínuo que duram em média 3 semanas. (Foto: SESAU).

As unidades de Saúde de Campo Grande começaram a ser reabastecidas nesta sexta-feira (31) com papel contínuo, utilizado na impressão de fichas e exames médicos. O material estava em falta desde o início do ano e desde a noite de ontem já está disponível nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e quatro Centros Regional de Saúde (CRS) – 24 horas – que atendem casos de urgência e emergência.

No início do mês, quatro unidades tiveram os equipamentos de impressão matricial substituídos por laser, que aceitam papel sulfite A4, em decorrência da falta do papel matricial em estoque a fim de evitar que a população fosse desassistida.

Tais unidades continuam operando com a impressora a laser, mas também receberam cada uma cinco caixas de papel contínuo, o que é suficiente para atender a demanda por pelo menos três semanas, considerando uma média de 300 impressões por dia. Outras remessas devem ser encaminhas na medida em que o material for chegando no Almoxarifado Central.

O fornecimento estava travado desde o início do ano por questões burocráticas, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou uma negociação a fim de restabelecer de forma célere o fornecimento do material em decorrência de problemas pontuais que estão ocorrendo em algumas unidades. O papel continuo é necessário para a impressão de exames, fichas de atendimento e prontuário médico.

Até o momento, foram entregues 250 caixas do material que estão sendo encaminhadas prioritariamente para as unidades de urgência e emergência e posteriormente irão abastecer também as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades básicas de saúde da família (UBSF).