A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim Tarumã – região sudoeste de Campo Grande – passará a contar com uma alternativa diferente para o tratamento dos pacientes: a hortoterapia. O espaço vem sendo preparado há pelo menos 15 dias pela equipe da unidade e funcionários da Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, além de outros colaboradores.

Segundo Aparecida Pereira, gerente da unidade, a expectativa é de que mais de 100 pessoas participem da produção e cultivo de 21 plantas entre hortaliças e ervas medicinais. O grupo prioritário para o atendimento é diabéticos, hipertensos e obesos, além de pacientes da saúde mental e trabalhadores da própria unidade.

Inauguração

A inauguração da horta e o plantio das primeiras mudas e sementes acontece nesta quarta-feira, (09) a partir das 08h30, com a presença do secretário de Saúde Marcelo Vilela.  A unidade está localizada na Rua Fanorte, s/nº – Residencial Tarumã.

Hortoterapia

A hortoretapia é a técnica que combina cultura de plantas e jardinagem ativa e passiva (contemplação ou “jardim-reflexo”), e é considerada eficaz como coadjuvante das terapias convencionais.

O contato direto com a natureza é capaz de ajudar na recuperação de doenças, estimulando a vontade de a pessoa viver e lutar.