A UBSF Oliveira II realiza uma série de atividades voltadas para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti – mosquito que transmite a dengue, zika e chicungunha. As ações tiveram início nesta segunda-feira (18) e se estendem até a próxima sexta-feira (22).

Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRaa) de janeiro deste ano, a região da unidade apresentou 3% de Índice de Infestação Predial, nível considerado de alerta, quando o recomendado é que este percentual esteja abaixo de 1%.

A unidade espera sensibilizar a comunidade por meio de rodas de conversas e palestras que são realizadas no saguão de espera, onde os pacientes aguardam atendimento. As primeiras atividades na segunda-feira contaram com o grupo de musicoterapia, troca de experiências com usuários de saúde e ofereceu gratuitamente corte de cabelo.

Nesta terça-feira, a palestra foi sobre a transmissão da leishmaniose, roedores e animais peçonhentos com a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Juliana Resende Araújo. A profissional levou exemplares de escorpiões, lacraias, aranhas e morcegos para mostrar aos pacientes as pragas que podem ser encontradas em ambientes que acumulem lixo e matérias orgânicas.

Nos próximos dias foram programadas palestras sobre os cuidados domésticos contra a dengue, a saúde bucal para gestante, o teste rápido e diagnóstico da dengue, medicamentos e dengue, além da visita de representantes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) para uma atividade de orientação na sexta-feira.

Os moradores dos bairros Oliveira I e II, residenciais Oliveira, União e região podem participar das atividades que ocorrem no horário de funcionamento da unidade: das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Confira a programação das atividades.

WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.31.58