A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) – “Dr. Fernando de Arruda Torres”  -José Tavares do Coutono bairro Nova Lima – região norte de Campo Grande – promoveu na tarde desta quinta-feira (01) atividade em alusão a a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com um simbólico “mamaço”. A campanha promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). conhecida como “agosto Dourado” , em este ano a seguinte temática: “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro”.

Durante a atividade, as pacientes lactantes e gestantes receberam orientações sobre a importância e os benefícios da amamentação feitas pelo médico da unidade e fonoaudióloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e acompanharam um teatro feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) exemplificando os principais erros cometidos pelas mães durante o aleitamento. As participantes ainda receberam brindes.

A amamentação é um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho, além disso, o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno vem sendo comemorada desde 1992. A cada edição, uma temática relevante é selecionada para servir de inspiração para as diferentes atividades desenvolvidas no período.

A importância do aleitamento materno exclusivo; a existência dos hospitais Amigo da Criança; o apoio ao aleitamento materno; o aleitamento materno para a mulher trabalhadora; a amamentação no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis; integram a lista de assuntos já abordados.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) irão reforçar os trabalhos de orientação, com o objetivo de reforçar e apoiar o aleitamento materno.