Última etapa do recapeamento da 14 de Julho deve ficar pronta em uma semana

Foto: Karine Matos

Campo Grande, 21/05/2020 às 13:30

Com previsão do serviço ser concluído em uma semana, foi iniciada nesta quinta-feira (21) a última etapa do recapeamento da Rua 14 de Julho, trecho de 1,2 km entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Plutão. A aplicação do novo pavimento foi precedida de uma série de intervenções, remendo profundo em alguns trechos, adequações para acessibilidade com construção de rampas de acesso no meio-fio. Na quarta-feira foi feita a fresagem (remoção) do asfalto antigo. São recursos de um financiamento contratado junto ao BID.

A obra, orçada em R$ 1,9 milhão, é uma complementação do projeto Reviva Campo Grande executado na rua mais tradicional da cidade, que foi revitalizada numa extensão de 1,4 km, entre as avenidas Fernando Correa da Costa e Mato Grosso. Também recebeu novo pavimento no trecho restante, da Fernando Correa da Costa até a Avenida Eduardo Elias Zahran.

 

Segunda fase

Já está em fase de elaboração os projetos executivos das obras previstas na segunda etapa do Reviva Campo Grande, que prevê a execução de 18 quilômetros de recapeamento no quadrilátero formado pelas ruas Fernando Correa da Costa, Pedro Celestino, Mato Grosso e Calógeras.  O projeto abrange intervenções de acessibilidade, arborização e nova iluminação neste perímetro.   Três ruas (Barão de Branco, Dom Aquino e Cândido Mariano) serão recapeadas desde a Rua 25 de Dezembro. A Barão e a Dom Aquino receberão asfalto novo até a Rua Joaquim Nabuco, no entorno da antiga rodoviária. A Cândido Mariano terá o pavimento refeito da 25 de Dezembro até a Cabeça de Boi, na Avenida Noroeste.

Serão recapeadas, entre a Rua Pedro Celestino e a Avenida Calógeras, as ruas 26 de Agosto, Barão de Melgaço, 7 de Setembro, 15 de Novembro, Maracaju, Antônio Maria Coelho e Mato Grosso.  Também receberão asfalto novo neste quadrilátero as ruas  Pedro Celestino e Padre João Crippa, a Travessa Mace e a Rua do Padre.

A Rua 13 de Maio será recapeada desde a Avenida Fernando Correa da Costa até a Julio Dittimar. Ano passado recebeu asfalto novo o trecho entre as avenidas Eduardo Elias Zharan e a Fernando Correa da Costa.  A Rui Barbosa e a Avenida Calógeras, que terão corredor de ônibus, serão recapeadas em toda a extensão. A Rui  Barbosa terá corredor de ônibus entre e a Rua Chil e a Avenida Mato Grosso .

O projeto prevê também sinalização viária, paisagismo, instalação de mobiliário urbano, nova iluminação, até padronização de calçadas, inclusive com adoção de piso tátil contínuo. Seguindo a proposta da Rua 14 de Julho, as transversais também vão receber equipamentos urbanos como conjuntos de lixeiras, bancos e bicicletários, além do plantio de mais de 800 árvores.