A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social promove no Centro de Capacitação Profissional (Cecapro) diversos cursos de capacitação voltados para a geração de renda e entrada no mercado de trabalho. Pelo local já passaram centenas de campo-grandenses em busca de novas oportunidades.

c152d5a1-32f0-4902-9be4-d80702e78153Na última semana uma turma de 22 alunos concluiu os cursos de informática focado em Word e digitação para o mercado de trabalho, de luminárias em barbante e cupcake.

Nesta terça-feira (5) começa o curso de crochê em barbante no CRAS Tiradentes e no dia 19, o de doce em conservas no CRAS São Conrado. As inscrições já estão abertas. Já no segundo semestre serão abertas novas turmas para os cursos na área de beleza – cabeleireiro, manicure e pedicure e designer de sobrancelhas.

Para Juliana Freire, de 19 anos fez, que concluiu a oficina de informática o foco agora é dar continuidade em outros cursos e começar a gerar renda.  “Foi um privilégio participar do curso, pois aprendi muito e sei que pude acrescentar mais esse conhecimento ao meu currículo para o mercado de trabalho, essa é a minha intenção”, afirmou.

Jaqueline Ketelyn dos Santos Rodrigues, de 23 anos, já está aproveitando os ensinamentos do curso de cupcakes para ganhar um extra. “Isso foi uma renovação nas receitas que eu já tinha e me trouxe novas oportunidades. Eu amei o curso”, afirmou.

E as oportunidades não são apenas para os jovens. Dona Maria Paz dos Santos, de 83 anos, que fez o curso de Luminárias em Barbante, está ansiosa para o próximo ciclo de cursos. “Gostei muito e a professora foi muito atenciosa. Espero que tenha mais.”, contou.

90551666-9cb4-4082-8077-77fd12a16ca6Para secretário José Mário Antunes a iniciativa da SAS não oportuniza apenas renda, mas a melhoria de vida da população. “A SAS vem atuando em vários bairros, dando a quem precisa oportunidade de ter qualidade de vida. Esses cursos não melhoraram apenas a renda, oportunizam, por meio de seus parceiros, trazer à comunidade algo a mais. Quem aprende uma atividade como a que nós oferecemos, aprende a empreender, a desenvolver habilidades que poderão ser feitas em casa, junto aos filhos, à família. É só e953f5da-3f0c-46c0-b0bf-7fc4e2d2c8f9querer que é possível vencer qualquer obstáculo”, afirmou.

A coordenadora da Unidade e instrutora do Curso de Digitação e Informática para Iniciante, Sandra Moura do Amaral, se lembrou que há 4 anos os cursos não eram ministradas no Cecapro e voltaram a funcionar na atual gestão.

“O curso de cupcake, por exemplo, é o primeiro curso que não acontecia no Cecapro desde 2012. A nossa luta é ajudar os alunos a serem inseridos no mercado de trabalho, gerando renda e complementando a renda dos seus familiares ou a sua própria”, disse.

Gerente de Trabalho e Ações e Cidadania, Adir Diniz, afirmou que a satisfação em proporcionar as capacitações supera todos os desafios. “Os alunos ficaram todos emocionados. Tivemos alunos até do bairro Coohpavilla. Isso mostra que conseguimos atingir todo o território. Tivemos conhecimento de alguns alunos que nunca fizeram nenhum curso antes, porque não conheciam o Cecapro, quando tomaram conhecimento vieram de imediato se inscrever. Pudemos ajudar as pessoas. Hoje eles estão capacitados para ir para mercado de trabalho e poder concorrer às vagas que desejam conforme o currículo deles”, concluiu.

41208cc9-bd0a-436c-b400-b81700e71e35O Cecapro conta com uma estrutura de 5 salas voltadas para artesanato, uma cozinha industrial e panificação, uma sala de informática, uma sala de costura industrial básica e geral e uma sala para palestra.

Os cursos dão a oportunidade para as pessoas terem uma profissão, gerarem renda e as incentivam a crescer e progredir profissionalmente. As inscrições são realizadas no próprio Cecapro, que fica na Rua Eveline Sellingardi, 1440 – Parque do Sol ou pelos telefones 3314 6327 e 3314- 3271. É importante levar dos documentos pessoais e número do NIS.

A divulgação dos cursos é feita nas redes sociais, de porta em porta e no comércio da região.

O tempo de capacitação é determinado conforme a complexidade de cada modalidade, que varia de 4 a 40 horas ou mais, no período matutino  e/ou vespertino.