A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho, finalizou o mês de maio com mais de 48 trabalhadores com deficiência encaminhados para o mercado de trabalho, sendo 25 contratações com carteira assinada.

A Funsat oferece atendimento aos trabalhadores com deficiência ao mercado de trabalho com o objetivo de oportunizar trabalho e emprego para as pessoas com deficiência e subsidiar os empregadores para atender os pré-requisitos exigidos pela legislação.

O atendimento é destinado aos trabalhadores com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e sensorial, não impeditiva ao exercício de atividade laboral, que buscam uma vaga de trabalho.

O trabalhador Luciano Maria da Cunha, 39 anos, estava há 9 meses sem trabalhar. Morador do Jardim Los Angeles e pai de 3 filhos, o trabalhador foi selecionado para trabalhar na área de produção de uma renomada empresa.

“Estou muito feliz pelo acolhimento no atendimento da Funsat e na empresa onde estou. Já recebi meu primeiro salário e estou agradecido pela oportunidade”, disse.

Para o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, o setor de atendimento PCD da agência, finalizou o mês de maio superando todos os anteriores nos atendimentos. “As empresas também abriram mais vagas para PCD. É importante destacar o cumprimento da Lei de Cotas em algumas empresas o que destrava vagas para inserção e reinserção destes trabalhadores no mercado de trabalho”, destacou.

Sobre lei de cotas

Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, lei de contratação de Deficientes nas Empresas. Lei 8213/91, lei cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação da Pessoa com Deficiência.

Art. 93 – a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas com deficiência, na seguinte proporção:

– até 200 funcionários – 2%

– de 201 a 500 funcionários – 3%

– de 501 a 1000 funcionários – 4%

– de 1001 em diante funcionários – 5%

Os candidatos  interessados devem comparecer à Funsat trazendo os seguintes documentos: carteira de trabalho, RG,CPF,PIS,PASEP e laudo médico com a especificação do CID.

A Agência de Municipal de Empregos da Funsat está localizada à Rua 14 de Julho, 992 – Vila Glória – Atendimento de segunda a sexta- feiras, das 07h às 17h – Telefone: 3314 – 3089.