Debater sustentabilidade, meio ambiente, acordos globais, discutir e identificar os principais desafios e oportunidades em relação às agendas internacionais são algumas das pautas do VII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, que está sendo realizado desde ontem (23) e 25 de novembro, que conta com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes.

Entre 2015 e 2016, relevantes acordos globais sobre sustentabilidade foram alcançados entre as nações, com instâncias de participação dos governos locais. De acordo com os organizadores do evento, “estes acordos deverão ser desdobrados e implementados no contexto brasileiro e o CB27 tem a oportunidade de se colocar nesses processos com destaque”.

O momento entre os municípios brasileiros é de transição política. Entre as capitais, 15 tiveram seus prefeitos reeleitos e 12 terão novos administradores a partir de 2017. O VII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 também preparará o processo de transição aos secretários que assumirão a organização em janeiro de 2017.

De acordo com o secretário Rui Nunes, o evento é a oportunidade para a troca de experiências, ampliar conhecimentos e debater novas propostas para a preservação ambiental “É muito importante esse encontro entre os secretários de meio ambiente das capitais brasileiras, onde podemos trocar experiências e boas práticas, afim de enfrentarmos os problemas ambientais que atingem todos os municípios brasileiros”, apontou.

O evento tem como participantes e palestrantes a coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, que participará da mesa “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Nova Agenda Urbana, Acordo de Paris e outras agendas globais para municípios”; Eduardo Matos, secretário de Meio Ambiente de Aracaju e coordenador geral do CB27; Bruna Cerqueira, gerente de Relações Institucionais e Estratégia, ICLEI América do Sul. Marina Caetano, coordenadora de Projetos de Descentralização e Sustentabilidade, KAS Brasil; Laura Hildebrandt, Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+/PNUD).

Também participa Tatiana Araujo, assessora de Projetos Institucionais – CEBDS; Zuleica Goulart, coordenadora de Mobilização – Programa Cidades Sustentáveis; moderadora Silvia Brilhante, secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Coordenadora da Região Norte durante o debate: O que significam as novas agendas globais para as secretarias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras; moderador Antônio Moura, secretário de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió durante o debate: O que significam as novas agendas globais para as Secretarias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras.

O evento é uma realização da Prefeitura de Maceió com apoio da Fundação Konrad Adenauer e do ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, sendo finalizado com a publicação da Carta de Maceió pela sustentabilidade.