O serviço de tapa-buraco foi reforçado, na manhã de hoje (21), com equipes nas sete áreas urbanas de Campo Grande. De imediato, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a prioridade é recuperar o pavimento nas vias por onde circulam os ônibus do transporte coletivo e ruas de acesso às regiões mais populosas.

@@3Desde o final de setembro, com o término dos contratos emergenciais, a manutenção vinha sendo feita apenas por quatro equipes próprias da Prefeitura. Com a assinatura dos contratos, que somam R$ 34,2 milhões, em vez dos R$ 43,8 milhões iniciais (economia de 21,93%), quatro empresas vão levar 35 equipes às ruas e executar o serviço que cobre uma malha viária de 2.700 quilômetros asfaltados.

Nesta quinta-feira, por volta das 7 horas, por exemplo, na região urbana do Anhanduizinho , o serviço começou na Avenida Ernesto Geisel (que corta de norte a sul a cidade) e em ruas importantes do Aero Rancho, como a Raquel de Queiroz, Santa Quitéria. Avenida Manoel da Costa Lima; Rua da Divisão, Candelarias, também estão na programação , atendendo as vilas Piratininga, Parati e Ipiranga.

As frentes de trabalho no Lagoa começaram pela Souto Maior, via que começa na Avenida Panambi Vera, atravessa os bairros São Pedro, Tijuca, São Jorge da Lagoa, Vila Kelly e conjunto Ouro Verde. Na Coophavila 2, está programado o tapa-buraco na Avenida Marinha, a principal via de acesso ao conjunto, que concentra vários estabelecimentos comerciais.

@@2Também há intervenções na Rua Bom Progresso( Jardim Tarumã); Avenida Gunter Hans e na Avenida Tiradentes, a partir da Avenida Duque de Caxias (Bairro Taveirópolis) até a Avenida Roseira (Jardim Leblon).

Na região do Segredo, há tapa-buracos hoje na Rua Cotegipe (acesso ao Coophasul); Pedro Balduino e Avenida Tamandaré, entre as ruas Mascarenhas de Moraes e a Tenente Lira, trecho onde está planejado o recapeamento em 2018, como parte das obras do Complexo Altos do São Francisco. A Avenida Mascarenhas de Moraes também está recebendo equipes. No centro da cidade, há equipes na Avenida Mato Grosso com a Rua Alagoas. Duas avenidas do Bandeira (Três Barras e Interlagos) estão sendo recuperadas.

Balanço

O balanço parcial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos mostra que já foram tapados neste ano 218.935 buracos, uma extensão de 90,21 quilômetros de vias pulverizados em centenas de ruas por toda a cidade, três vezes que os 29,30 km executados entre novembro de 2015 e novembro de 2016.

@@4Foi feito um investimento de quase R$ 40 milhões (R$ 39.389.767,51), dos quais quase R$ 11 milhões foram viabilizados junto com o Governo do Estado, numa parceria com a Prefeitura encerrada em setembro, com o término dos contratos emergenciais. Enquanto ano passado houve a utilização de 25.809,88 toneladas de CBUQ, em 2017, até agora foram empregados 51.165,87 toneladas de material asfáltico.