No dia 17 de maio de 2018, terça-feira, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos e Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT, vinculada a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, realiza um ato alusivo ao Dia Municipal de Combate a Homofobia.

Intitulada de “Homenagem Marcela Aguiar”, a iniciativa visa o reconhecimento às conquistas da população LGBT nesta cidade e as pessoas que contribuíram neste processo. A cerimônia será às 19h, no auditório Enir Terena, na sede da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos.

Para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) internacional, a simbologia dessa data representa o início, em 1990, da extinção da classificação da homossexualidade como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais precisamente no dia 17 de maio daquele ano.

Em Campo Grande, desde 13 de maio de 2014 instituiu-se a Lei nº 5.330/14 que estabelece o dia 17 de Maio como Dia Municipal de Combate à Homofobia que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Sobre Marcela Aguiar

Marcela Aguiar, Travesti Cabeleireira, Militante de Direitos Humanos LGBT e ativista na luta contra o HIV/AIDS foi Presidente do Fórum de ONGs AIDS de Mato Grosso do Sul e prestou serviços como Educadora Social na ATMS e Grupo GASS – Grupo de Apoio, Solidariedade, Ação e Prevenção à Aids.

Marcela faleceu em 2002 em decorrência de vários problemas de saúde, devido ao agravamento de ter sido atingida com um tiro no ano de 2000 por desconhecidos.

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, nº 2.260 – Centro