O curso de qualificação profissional “Levanta Juventude”, que vem capacitando jovens para conseguir o primeiro emprego, está desde esta segunda-feira (26) nos bairros da Capital. O bairro Moreninhas foi o primeiro a receber a capacitação, na Escola Estadual Maria Lourdes Widal Roma, na sequência é a vez do bairro Vila Nasser receber o curso de quatro dias de duração.

De acordo com o subsecretário da Juventude, Maicon Nogueira, o objetivo é descentralizar para capacitar os jovens mais carentes. “Muitos jovens não conseguem fazer o curso por falta de recurso para se locomover. Desta forma, buscamos uma maneira de atender essas pessoas de extrema vulnerabilidade social. Nosso objetivo é atender pelo menos um bairro ao mês”, salienta.

Maicon ainda revela que o curso tem tido alta procura e por isso a importância da descentralização. “A procura é muito alta. As turmas têm em média de 100 a 120 alunos. Levando ao bairro, a gente vai conseguir atender o aluno que não consegue vir até nós”, emenda.

A iniciativa da prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Políticas para Juventude, já preparou mais de 800 pessoas – com idade mínima de 15 anos – para o grande desafio que é dar início à carreira profissional.

Durante uma semana, os jovens participam de dinâmicas, palestras, oficinas e treinamentos que são desenvolvidos em conjunto com entidades, universidades e empresas parceiras do município.

“Apesar de possuírem muita energia e vontade de aprender, muitas vezes esses jovens são eliminados na entrevista de emprego por falta de experiência. A vaga existe, está ali, mas eles não estão preparados para ela. A nossa intenção é mudar essa realidade. Por isso, estamos com esse curso que desde o início atraiu muitas parcerias que acreditam nesse projeto e apostam junto conosco na juventude de Campo Grande.”, pondera Maicon.

O curso de qualificação para jovens acontece mensalmente na Universidade Novoeste, e agora também nos bairros da Capital. A próxima turma da área central inicia no dia 3 e vai até dia 7 de julho. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no telefone 3314-3577.