O Sistema Informatizado de Gerenciamento de Vagas da Rede Municipal de Ensino (Semed), coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Agetec),  é destaque nacional em pesquisa do MEC. Campo Grande está entre os 4.727 municípios do Brasil que participaram da primeira fase de pesquisa realizada pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), que tem como objetivo analisar o funcionamento dos sistemas informatizados e seus impactos na organização da demanda por vagas em creches.

A pesquisa foi realizada em outubro e novembro do ano passado, quando o MEC disponibilizou aos municípios brasileiros, um questionário sobre a organização dessa demanda por vagas, com a intenção de auxiliar a União no atendimento de três estratégias da meta 1 do Plano Nacional de Educação. Entre elas, definir, em regime de colaboração entre a União, estados, Distrito Federal e os municípios, metas de expansão das respectivas redes públicas de educação infantil segundo padrão nacional de qualidade, considerando as peculiaridades locais.

pré-matrícula_MEC_2Ao todo, 4.727 municípios responderam o formulário on line, o que representa 84% dos 5.568 municípios brasileiros. Foi possível identificar, por exemplo, quantas e quais redes municipais de educação fazem registro de lista de espera de crianças de 0 a 3 anos de idade e usam critérios de priorização de matrícula; em qual instância das secretarias as listas são organizadas; a existência de sistema informatizado para organizar a demanda de vagas em creche; e, por fim, o interesse da secretaria em disponibilizar a tecnologia para outros municípios.

A partir dos dados coletados, foi observada a necessidade de obter informações mais detalhadas e consistentes sobre a organização da demanda por vagas na Educação Infantil, para subsidiar tomadas de decisão da União na escolha das melhores estratégias e ferramentas.

Frente a essa necessidade, o MEC determinou a continuidade do levantamento através de pesquisa baseada na coleta de dados quantitativos e qualitativos durante visitas técnicas em municípios que utilizam sistema informatizado próprio e declararam interesse e possibilidade em disponibilizá-lo.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Fernando Garcia Cardoso, “foram pelo menos seis meses de trabalho intenso e dedicação das equipes da Agetec, ouvindo as necessidades dos servidores da central de matrículas para transformar as demandas em uma plataforma informatizada sob medida para atender a população, agora reconhecida nacionalmente”.

Para a Coordenadora de Sistemas da Agetec, Kellry de Moura, o resultado do trabalho poderá ser sentido na prática. “Até então, os pais teriam que ir pessoalmente ou ligar no 0800 para buscar as informações referente a inscrição e designação das vagas de seus filhos. Agora o sistema, dará celeridade e transparência ao processo”.

Ao todo, 41 municípios foram considerados aptos a participarem da segunda fase  da pesquisa. No entanto, devido a critérios como distribuição regional, apenas 14 cidades, entre elas, Campo Grande, foram escolhidas para receber a visita de uma técnica do MEC com o objetivo de coletar informações sobre o sistema informatizado e analisar as informações de forma contextualizada.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, disse que ter o sistema informatizado de gerenciamento de vagas adotado pela Reme como uma das referência do país, é um reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da população. “Ficamos muito satisfeitos porque nossa preocupação é atender da melhor forma os pais que acessam nosso site, por isso buscamos sempre aprimorar nosso trabalho”, destacou.

Visita técnica

Com isso, a Semed está recebendo esta semana, a técnica Rhaissa Pael, que desde esta quarta-feira (4) está conhecendo o sistema informatizado de gestão de lista de espera por vagas em Ceinfs, disponibilizado pela Central de Matrículas da Reme.

pré-matrícula_MEC_3De acordo com a técnica, a pesquisa visa analisar o funcionamento dos sistemas informatizados e seus impactos na organização da demanda por vagas em creche em cada município visitado.  Além de conhecer a plataforma da Reme, Rhaissa também orientou os técnicos da Divisão de Matrículas quanto ao preenchimento de um questionário que trata sobre a oferta de vagas para a Educação Infantil.

Com base no primeiro dia de visita, a técnica comentou sobre alguns pontos que considera postivos no sistema adotado pela Semed, entre eles, a possibilidade do próprio pai realizar o cadastro do filho no site da Reme. “Não é um fator comum em sites de outras gestões, já que o pré-cadastro geralmente é feito via telefone. O pai ter a possibilidade de fazer isso é um grande avanço”, afirmou.

 

Rhaissa explicou que a intenção do MEC é reunir os aspectos positivos de várias tecnologias e criar um modelo que será disponibilizado aos municípios que se interessarem pelo sistema.  “Por isso estou acompanhando o trabalho dos técnicos da Semed. Para entender, na prática, como funciona esse sistema.

pré-matrícula_MEC_4Na opinião da técnica, aderir a um sistema informatizado no gerenciamento de vagas é fundamental para evitar, por exemplo, a duplicidade de nomes. “Isso acaba com o fato de o pai colocar o nome do filho em mais de uma lista de espera e possibilita uma economia para gestão, porque ela pode trabalhar com a demanda real de vagas e fazer um planejamento mais adequado”, afirmou Rhaissa.

 

 

Otimização

Segundo a chefe da Divisão de Matrículas, Adriana Cedrão, ter a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande como destaque no cenário nacional é importante para enfatizar o trabalho desenvolvido pela Reme. Ela explica que a otimização do atendimento à população é uma preocupação constante das equipes da Central de Matrículas, que hoje possibilita aos pais, via internet, a inscrição dos filhos para uma vaga na Educação Infantil.

O serviço é oferecido através do site www.matriculasreme.campogrande.ms.gov.br, além de um canal de tele atendimento, o 0800 615 1515. Também há a possibilidade de realizar a solicitação de forma presencial, na Central de Matrículas, localizada na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460 Vila Margarida.

“Buscamos modernizar e atualizar o Sistema de Informações Gerenciais, bem como gerir de maneira eficaz as demandas do setor colaborando para o atendimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação”, disse Adriana.

A Central de Matrículas sistematiza o atendimento imediato nas etapas de ensino Pré I e Pré II, entretanto, os encaminhamentos para a etapa de ensino berçário e creche é de acordo com a disponibilidade de vaga da unidade de ensino desejada.

Vale ressaltar que no ato do cadastro, o responsável pelo aluno opta por três unidades de ensino de acordo com a sua necessidade e comodidade de locomoção. Através desse cadastro, o responsável pode consultar a designação do aluno via site, contato telefônico com a central ou pessoalmente, na Central.