A Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau) aplicou 15.845 doses da vacina contra a gripe na população que integra as duas primeiras fases do grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) nos primeiros nove dias da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 18 de abril e segue até 26 de maio.

Segundo o primeiro Boletim de Vacinação emitido pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVE), 9.082 crianças de 6 meses a menores de cinco anos tomaram as doses. Foram imunizadas 1.432 gestantes e 298 púerperas (mulheres até 45 dias após o parto). Já os profissionais da saúde totalizam 5.033 pessoas vacinadas.

“O total de pessoas imunizadas é satisfatório levando em consideração que tivemos um feriado prolongado e dias chuvosos, o que comprometeu a campanha. Já nas próximas semanas, teremos dias mais intensos de vacinação. Por isso estamos pedindo que a população tenha paciência, pois haverá ainda, praticamente, 30 dias de campanha”, disse a coordenadora da CVE, Mariah Barros.

A partir da próxima terça-feira, dia 2 de maio, a vacinação estará liberada para todos os grupos recomendados pelo MS: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI.

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

Plantão de Vacinação
Cinco unidades de saúde foram escaladas para aplicar as doses nas pessoas que integram o escalonamento das duas primeiras fases do grupo de risco. Os Centros Regionais de Saúde Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho, Coophavila e a UBS Coronel Antonino estarão realizando a vacinação das 7h às 11h e das 13h às 17h, neste sábado (29), domingo (30) e no feriado de 1º de maio.