Para garantir a qualidade dos resultados dos exames laboratoriais, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS) e do Laboratório Central Municipal (Labcen) promoveram uma palestra sobre as “Boas práticas na fase pré-analítica”, nesta terça-feira (11), na Uniderp.

A palestra da CVS e do Labcen ministrada pelo fiscal sanitário Jeferson Teruya tem o objetivo de orientar os gerentes dos Distritos Sanitários, gerentes de unidades básicas de saúde (UBS/UBSF), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs), além de técnicos responsáveis pela coleta de material biológico para exame, sobre a importância dos cuidados na fase pré-analítica.

A fase pré-analítica compreende, basicamente, a coleta de material do material biológico, seja ela feita pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita no ambiente laboratorial (coleta de sangue, células intrauterinas e outros). Ainda dentro desta fase encontra-se a armazenagem e transporte até o laboratório. Sendo assim, é umas das mais importantes etapas do processo para chegar ao resultado.

Segundo a superintendente da SVS, Veruska Lahdo, as orientações são importantes para “beneficiar a população, evitando a repetição de exames quando eles são inconclusivos ou impossíveis de realizar a leitura no Laboratório”.

Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico. Para tanto, todas as fases de execução dos testes, sobretudo a pré-analítica, devem ser conduzidas seguindo o rigor técnico necessário para garantir a segurança do paciente e resultados exatos.