Cerca de 60 profissionais entre enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande participaram do curso “auriculoterapia nas unidades básicas de saúde”. A conclusão da formação aconteceu neta quinta-feira (6) na Escola de Saúde Pública e em breve, os formandos devem programar projetos que visam a implantação da prática nas ações e atividades das UBS e UBSF, beneficiando diretamente a população e os pacientes atendidos.

A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que pode tratar disfunções físicas, mentais e emocionais por meio da estimulação em pontos específicos da orelha. Na Rede de Atenção Básica Sesau, a prática tem sido usada em abordagens individuais, como em coletivas, além de auxiliar no tratamento de pessoas que desejam abandonar o vício do tabaco.

A expectativa é que nos próximos meses a auriculoterapia seja ampliadas nas UBS/UBSF.
A expectativa é que nos próximos meses a auriculoterapia seja ampliadas nas UBS/UBSF pelos profissionais.

O curso de formação com o intuito de promover o ensino e capacitação de profissionais de saúde em auriculoterapia, atende as diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS).

Algumas experiências exitosas na aplicação desta prática em usuários do SUS no município – como as apresentadas em março de 2018, no Congresso Internacional de Práticas Integrativas-, evidenciaram a necessidade de ampliar o número de profissionais que para executar tais práticas.