Servidores municipais são homenagem por serviços prestados à causa ambiental

Câmara 1(1)

Campo Grande, 05/06/2019 às 13:59

Neste dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os servidores públicos municipais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Guarda Civil Metropolitana foram homenageados pelos serviços dedicados à causa ambiental, durante Sessão Solene de entrega do Prêmio Ecologia e Ambientalismo, com a outorga da Medalha Legislativa “Francisco Anselmo de Barros”, entregue pela Câmara Municipal de Campo Grande.

A solenidade objetivou homenagear cidadãos que prestaram serviços relevantes à sociedade por meio de pesquisa, trabalhos publicados, de iniciativa própria ou através de organizações e instituições de ensino.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa enfatizou que a data deve proporcionar um momento de reflexão e incentivo quanto às questões relacionadas à preservação ambiental.

“Precisamos refletir sobre nossas tarefas enquanto cidadãos. E a atuação de um órgão ligado à fiscalização ambiental jamais terá êxito sem o apoio da população, por meio de cidadãos preocupados, que estão cumprindo o seu papel de forma virtuosa e entendendo que todos fazemos parte de um coletivo de ações e todos juntos faremos  a diferença sobre as questões ambientais desenvolvidas em nossa Capital”.

E completou destacando o papel da secretaria do Meio Ambiente. “Nós temos a tarefa de monitorar e fiscalizar a qualidade das águas dos nossos córregos, incentivar a preservação das nossas árvores, pois além de serem símbolo dessa cidade, a manutenção da arborização urbana está diretamente ligada à saúde pública, a qualidade de vida. Entre outras ações que resultam no desenvolvimento sustentável da nossa Capital”.

Discursou em nome dos homenageados, Maria Bernardete Durante, assessora há sete anos do Conselho Municipal de Meio Ambiente e servidora municipal, que agradeceu o reconhecimento a todos aqueles que se dedicam e objetivam a preservação do meio ambiente.

“Devemos educar nossos filhos e netos a proteger o meio ambiente para garantir uma cidade melhor para se viver”.

A presidente do Conselho, Rosângela Rocha Gimenez, destacou a importância do prêmio para reconhecer os trabalhos, o que lhe deu vontade de fazer ainda mais pela causa.

Já o vereador Eduardo Romero, enfatizou que não é possível falar de cuidado ao meio ambiente sem pensar no básico, que é o cuidado com o outro. “Não consigo cuidar do meio ambiente se eu não cuidar de mim, do próximo. Não dá para pensarmos na preservação dos córregos, no desmatamento do Parque dos Poderes se não olharmos para dentro de nós. Não adianta postarmos uma foto de arara na rede social sem nos preocuparmos se daqui um ano aquele mesmo coqueiro onde ela estava continuará lá. Assim como, não haverá leis suficientes para garantir essa preservação se os agentes, ou seja, o cidadão não compreender que essas legislações têm função de garantir sua qualidade de vida. Por isso, a reflexão sobre os exemplos a serem seguidos e os legados deixados”, finalizou Eduardo Romero.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/