Técnicos e auxiliares de enfermagem e de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) iniciaram nesta terça-feira (23) a primeira turma do Curso de Capacitação em Segurança do Paciente e Processamento de Produtos para a Saúde, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). O convênio firmado por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) prevê a oferta de cursos de qualificação profissional  para  mais de 1 mil profissionais.

A proposta do curso foi elaborada por iniciativa da Superintendência de Gestão do Cuidado e visa proporcionar  a qualificação dos profissionais que atuam diretamente na assistência ao paciente, promovendo crescimento pessoal e profissional dos servidores,  melhorias nos processos de trabalho e garantindo assistência segura aos pacientes.

Conceitos

Na atenção à saúde, a segurança é um princípio básico e um requisito para a qualidade do cuidado. A segurança do paciente é definida como a redução do risco de danos desnecessários associados à atenção à saúde, até um mínimo aceitável, pois, considerando-se a complexidade de procedimentos e tratamentos, o potencial para o dano é real.

O cuidado seguro resulta tanto de ações corretas dos profissionais de saúde, como de processos e sistemas adequados nas instituições e serviços, assim como de políticas governamentais regulatórias, exigindo um esforço coordenado e permanente. A preocupação com a segurança já se mostra implícita no modelo brasileiro de atenção à saúde, que é “pautado na defesa da vida”