Sete bairros da cidade irão receber o serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV) – Fumacê – a partir do final da tarde dessa quarta-feira (01). As equipes passarão pelo Amambai, Moreninhas, Piratininga, Rita Vieira, Jardim São Conrado, União e Universitário. 

Ao todo, serão sete carros da Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), um em cada bairro circulando nas ruas, seguindo itinerário pré-estabelecido. 

 Os veículos de borrifação do inseticida passarão a partir das 16h até às 22h, mas, se começar a chover em alguma das regiões programadas, ou se houver ventos fortes, o serviço terá que ser suspenso, já que assim não há efetividade no lançamento do veneno para os mosquitos. 

A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário: