No Brasil, a cada 2 minutos 5 mulheres são espancadas; a cada 11 minutos uma mulher é estuprada; a cada 1 hora e 30 minutos ocorre um feminicídio. Atualmente, um dos grandes desafios é enfrentar todas as formas de violência contra a mulher, que representa uma das principais violações dos direitos humanos das mulheres. IMG_9914 (Copy)

Neste sentido, a Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu) realizou nesta manhã uma blitz no cruzamento entre a Rua 25 de Dezembro e Avenida Afonso Pena, cujo objetivo foi a divulgação, por meio da entrega de panfletos, dos serviços da Casa da Mulher Brasileira e do Ligue 180. O ato integra a campanha Agosto Lilás e o calendário de festividades do aniversário de 119 anos de Campo Grande.

A titular da Semu, Maritza Cogo, reforça a importância desse tipo de abordagem já que, IMG_9850 (Copy)segundo ela, muitas mulheres ainda desconhecem a rede de proteção que poderia tirá-las dessa situação de violência e abuso. “Apesar dos avanços na luta contra a violência que faz tantas mulheres vítimas dos mais diversos tipos de abusos, muitas mulheres desconhecem seus direitos e não sabem que elas têm com quem contar e que existe toda uma estrutura eficiente capaz de protegê-las. Estamos aqui para informar o maior número de pessoas sobre os serviços disponíveis”.

Além disso, a subsecretária de Políticas para a Mulher ressalta que durante a blitz, as pessoas têm a oportunidade de parar por alguns segundos e refletir o papel da mulher e qual a contribuição de cada um para coibir todo e qualquer tipo de violência contra as mesmas.

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira oferece os principais serviços especializados de atendimento às mulheres, visando um atendimento integral à mulher vítima de violência.

A Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, Jardim Imá. O telefone para contato é 3314-7550.

Onde buscar ajuda?

• Polícia Militar – 190