A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semmu), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Estado de Mato Grosso do Sul (FETTAR) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI) finalizou na tarde desta quinta-feira (1) o curso de Processamento de Carne de Peixe.

Cerca de 30 pessoas do Centro de Convivência da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande participaram do curso, que foi realizado em dois turnos, matutino e vespertino. Com carga horária de 24 horas, contou com aulas teóricas e práticas, com degustação das receitas aprendidas.

DSC_0265Para a subsecretária municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, o curso vai propiciar às 22 mulheres participantes e aos oito homens um novo conhecimento, além de capacitação para que possam complementar suas rendas e melhorar o convívio familiar.

“A Semmu está cumprindo seu papel, levando às mulheres campo-grandenses qualificação, oportunizando a geração de renda. Um curso na área da culinária, que é esse de Processamento de Carne de Peixe, traz novas oportunidades numa área que ainda é pouco explorada e que possui tantas possibilidades. O curso trouxe inovações, como a pururuca e linguiça de peixe. Queremos ampliar essas parcerias para que possamos sempre levar ao maior número de pessoas cursos de qualificação como esse”, disse Carla.

A senhora Adélia Guenka, que é diretora do Centro de Convivência Nipo Brasileira e participante do curso, enfatizou a oportunidade de realizar um curso tão diferenciado para sua comunidade. “A gente gosta de comer peixe, mas não sabemos fazer o processamento dessa carne. O conhecimento e a prática que o instrutor trouxe, ajudou muito no nosso aprendizado. Algumas pessoas vão levar os conhecimentos para seus trabalhos, pois temos participantes que possuem pequenas pousadas e vão complementar o cardápio com as novas receitas que aprenderam, além da manipulação correta e como aproveitar todas as partes do peixe”, declarou.

Já para a senhora Edna Tacako, de 64 anos, a oportunidade de novos conhecimentos foi o que a estimulou participar. “A subsecretaria sempre está trazendo cursos e gosto de participar de todos. Enriqueço meus conhecimentos e conheço novas pessoas. Nesse curso em especial, aprendi sobre a manipulação do peixe, tanto na prática como na teoria. Aprendi novas receitas, que poderei levar aos meus familiares, como linguiça de peixe, bolinho de chuva salgado de peixe, entre outros, além de ter a possibilidade de complementar minha renda de aposentada”, pontuou.

O próximo curso a ser ofertado é o de Processamento de Mandioca, que abrangerá a manipulação e as diversas maneiras de utilização que esse alimento oferece. Mais informações pelo telefone 3382-7541.