Nesta quinta-feira (27),  a partir de 07h30, no auditório 1 do Complexo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), será realizado o 1º seminário em Defesa da Prevenção de Acidentes de Trabalho de Mato Grosso do Sul. O objetivo é conscientizar empresas, trabalhadores e sociedade da importância da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.

O seminário é uma parceria dos integrantes do Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho do Ministério Público do Trabalho, o qual a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), através do SESTRAB (Serviço de Fiscalização da Saúde do Trabalhador), é membro integrante.

Cada palestrante terá uma fala sobre sua atuação em relação aos acidentes de trabalho e sobre as políticas de prevenção e promoção que cada órgão desenvolve.

Por parte da SESAU, será abordada a atuação do SESTRAB nas fiscalizações dos acidentes de trabalho;  O impacto para o SUS dos acidentes de trabalho; Hospitais lotados por conta dos traumas decorrentes de acidentes de trânsito e acidentes de trabalho.

Estatística assustadora

No Brasil o número de acidentes, doenças e mortes relacionados ao trabalho ainda é alarmante, mesmo sendo subnotificado. No ano de 2014, foram registrados 704.136 agravos pelo INSS, que corresponde somente aos trabalhadores segurados pela Previdência Social. Em Mato Grosso do Sul, no mesmo ano, foram registrados pelo INSS 10.840 casos.

Além dos acidentes, as doenças relacionadas ao trabalho também vêm aumentando. Os novos modelos de reestruturação produtiva estão tornando o trabalho cada vez mais tenso e mais intenso, gerando por consequência dados crescentes de afastamentos por doenças ocupacionais.

O Sistema Único de Saúde, desde sua criação, tem se estruturado e desenvolvido ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação abrangendo toda a população trabalhadora independente de sua inserção no mercado de trabalho (formal, informal, urbano, rural, doméstico, desempregado, aposentado).

O evento conta com apoio e parceria de diversas entidades ligadas ao setor da saúde e segurança do trabalho. É uma realização do Fórum de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho do Ministério Público do Trabalho através de seus integrantes.

7h30 – Credenciamento

8h – Solenidade de Abertura

8h30 – Palestra: Atuação do Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul. Palestrante: Cláudia Fernanda Noriler Silva – Procuradora do Trabalho da 24ª Região/MS e coordenadora do Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho.

9h – Palestra: O Planejamento da Inspeção do Trabalho para 2017. Palestrante: Kleber Pereira de Araújo e Silva – Chefe da Seção de Inspeção da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul

9h30 – Palestra: O SUS na Vigilância em Saúde do Trabalhador. Palestrante: Maria Madalena Xavier de Almeida – Coordenadora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador

10h – Palestra: Investigação de Acidentes de Trabalho em Campo Grande. Palestrante: José Carlos de Souza Lauretto – Chefe do Serviço de Fiscalização em Saúde do Trabalhador de Campo Grande

10h30 – Palestra: Os Acidentes de Trabalho na Construção Pesada. Palestrantes: André Luiz Ferreira e Reinaldo da Costa Pereira – Técnicos de Segurança do Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins de Mato Grosso do Sul.

11h – Palestra: Máquina e Equipamentos da Construção Civil. Palestrante: José Abelha Neto – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e mobiliário de Campo Grande 11h30 – Encerramento

11h30 – Encerramento.