Para ampliar a compreensão, o debate e promover reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo na Educação Infantil, a Semed (Secretaria Municipal de Educação)vai realizar, nesta segunda-feira (28), a partir das 8 horas, o seminário “A BNCC e a Educação Infantil: um currículo integrador para a infância campo-grandense”. O evento acontecerá no Centro de Formação da Semed.

Destinado aos profissionais da Rede Municipal que atuam nessa etapa da educação básica, o evento tem o objetivo discutir os elementos que formam a base curricular da Educação Infantil e contribuem para a constituição de uma identidade dessa fase do processo educacional.

Os temas serão abordados por cinco professoras especialistas na área, que irão fomentar o debate e estabelecer um diálogo com os gestores, professores e pesquisadores sobre os conteúdos pedagógicos e as especificidades da Educação Infantil.

Ainda durante o seminário, a Semed irá lançar a publicação “Orientações Curriculares para a Educação Infantil: jeitos de cuidar e educar”, que reúne os principais fundamentos e concepções sobre a educação das crianças em espaços coletivos.

O documento, que vem sendo elaborado desde 2013, destaca que o trabalho desenvolvido nessa etapa da educação deve ter como eixo central as interações e brincadeiras, incentivando a criança a se descobrir através de brincadeiras, explorando o meio em que está inserida, além de aprender a se expressar.

A ideia é que a publicação seja um referencial para unidades da Rem e auxilie na construção das propostas pedagógicas voltadas para as crianças de zero a seis anos.

 

.