Diretores e secretários de unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam nesta quinta (7) e sexta-feira (8) de capacitação quanto à realização do Censo Escolar 2018.

A formação dos profissionais visa levar para os servidores, atualizações  para a captação de dados estatísticos referentes à Reme.

No total, participarão do evento nos dois dias, 400 profissionais das unidades escolares. O período de coleta do Censo Escolar será do dia 30 de junho até o dia 31 de julho deste ano. Serão coletados dados do Ensino Regular (educação infantil, ensino fundamental e médio), Educação Especial (modalidade substitutiva); Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação profissional.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Na secretaria municipal de Educação (Semed), a coleta de dados é coordenada pela Gerência de Informações Gerenciais (GIG).

Censo para que serve?

Os números coletados pelo Censo visam um levantamento de dados da Educação Básica que são utilizados como referência para formulação de políticas públicas e para a execução de programas na área de educação.

As informações prestadas pelo apoio da Semed servirão de base para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e para distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e demais programas.

Com a compreensão dos indicadores será possível monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o índice Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referencia para metas do Plano Nacional de Educação (PNE), todos calculados com base nos dados do Censo coletado.

Os dados declarados devem estar baseados na data de referência do Censo, instituída pela Portaria nº 264, de 26 de março, de 2017, como a última quarta-feira do mês de maio.

“A coleta de dados estatísticos na área da educação é importante para as políticas públicas e tomada de decisões. Além disso, as matrículas de dados escolares coletadas servem de base para o repasse de todos os recursos federais”, explicou a chefe do GIG, Delfina Melgarejo.

Parceria

A atuação da Secretaria de Educação é em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é vinculado com o Ministério da Educação para a coleta de dados de forma descentralizada.

O Censo engloba todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e coleta de cadastro das escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, como unidades de informação, sendo realizado o levantamento de dados pelo sistema Educacenso, do próprio MEC.

Dados

Os dados sobre os números de representação da Rede Municipal de Educação podem ser obtidos através de pesquisa no próprio portal do INEP, por meio do endereço eletrônico, http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar.